O PORQUÊ É PRECISO ALTERIDADE: a subjetivação do neoliberalismo sobre os sujeitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2020.46951

Palavras-chave:

Alteridade, Educação brasileira, Neoliberalismo.

Resumo

Este artigo apresenta uma abordagem crítica, política e filosófica com conceitos importantes para a análise da alteridade sobre a subjetividade e subjetivação do sujeito, em contexto neoliberal. Nosso objetivo é problematizar o contexto atual e analisar a responsabilidade docente quanto a evolução dos sujeitos no aspecto humano no processo educacional, perspectivando relações de alteridade em um mundo comum, o espaço físico ou teórico ocupado por sujeitos em interação. A partir da realidade sócio histórica na qual estamos inseridas, queremos discutir a questão problemática: Como provocar o sujeito a educar-se para a alteridade em contexto neoliberal no qual o sujeito está subjetivado à competição e ao empresariamento de si? Nossos estudos contribuem à medida que fazem questionamentos em relação ao humano e ao futuro da humanidade para que sejam proporcionados aprendizados sobre e com alteridade e que com isso, possamos reconhecer o outro como nosso semelhante, mas não só o próximo, o desconhecido, aquele que está longe dos olhos e que só a alteridade pode desencadear a percepção dos sentidos a respeito e reconhecimento desse outro.

Biografia do Autor

Deysi Maia Clair Kosvoski, Universidade do Oeste de Santa Catarina e Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Educação (UNOESC), Especialização Linguagens e Educação a Distância (UFSC), Especialização em Psicopedagogia (FSP), Graduação em Educação Especial (UNC), Graduação Pedagogia (FAPI), Professora da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE)

Sara Farias da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora de Metodologia de francês (MEN-UFSC)
Doutora em Linguística (UFSC)
Pesquisadora convidada da Université de Montréal (UDEM)

Downloads

Publicado

2020-04-11

Como Citar

Kosvoski, D. M. C., & Silva, S. F. da. (2020). O PORQUÊ É PRECISO ALTERIDADE: a subjetivação do neoliberalismo sobre os sujeitos. Periferia, 12(1), 177–191. https://doi.org/10.12957/periferia.2020.46951