ALTERIDADE E DIÁLOGO EM MIKHAIL BAKHTIN E O CÍRCULO (ENTREVISTA COM MARISOL BARENCO DE MELLO)

Autores

  • Marisol Barenco de Mello
  • José Anchieta de Oliveira Bentes
  • Huber Kline Guedes Lobato Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2020.45854

Palavras-chave:

Entrevista, Alteridade, Bakhtin.

Resumo

A entrevista com Marisol Barenco de Mello foi realizada por meio de e-mails com os professores José Anchieta de Oliveira Bentes e Huber Kline Guedes Lobato, nos meses de setembro e outubro de 2019. Nessas interlocuções por meio da internet a entrevistada faz relevantes reflexões sobre o pensamento de Bakhtin, tendo como base a alteridade e o diálogo nas ciências humanas, no campo educacional, nas discussões sobre classes, gêneros e raças e na compreensão da situação política atual em nosso país.

Biografia do Autor

Huber Kline Guedes Lobato, Universidade Federal do Pará

Professor Mestre em Educação da UFPA. Possui Mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará, vinculado à Linha de Pesquisa: Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Professor do Magistério Superior (Assistente) do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará, assumindo a função de Coordenador do Curso de Letras Libras e Língua Portuguesa como segunda língua para surdos da UFPA. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Surdos - GEPESUR; Professor de Língua Brasileira de Sinais - Sexto PROLIBRAS. Tradutor / Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - PROLIBRAS 2010. Especialista em Educação Especial pela Faculdade de Educação Montenegro - FAEM. Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2006). Tem experiência na área da Educação e Educação de Jovens e Adultos, com ênfase em Educação Especial, Educação Inclusiva, principalmente em Educação de Surdos. Participa como coordenador do Projeto de Pesquisa intitulado: A Pesquisa no Curso de Letras Libras e Língua Portuguesa como segunda língua para Surdos da Universidade Federal do Pará. Discute, pesquisa e escreve sobre os seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos; Educação de Surdos; Formação de Professores; Ensino e Aprendizagem de Libras e Língua Portuguesa para Surdos.

Downloads

Publicado

2020-04-11

Como Citar

Mello, M. B. de, Bentes, J. A. de O., & Lobato, H. K. G. (2020). ALTERIDADE E DIÁLOGO EM MIKHAIL BAKHTIN E O CÍRCULO (ENTREVISTA COM MARISOL BARENCO DE MELLO). Periferia, 12(1), 230–247. https://doi.org/10.12957/periferia.2020.45854