POESIA ONDE NÃO TEM – Relatos docentes acerca de oficinas de fotografia realizadas com jovens

Autores

  • Thamy Lobo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Marcelo Ferreira Machado UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2019.43066

Palavras-chave:

Fotografia, Poesia, Comunidade, Escola.

Resumo

O presente ensaio busca retratar como as imagens/fotografias estão inseridas de modo relevante no cotidiano de diversas pessoas. E que essas pessoas não são apenas consumidoras, elas também produzem, criam e resistem através de um artefato secular: a fotografia. Diversos estudantes de comunidades cariocas foram convidados a participar de um projeto onde precisariam fotografar seus espaços cotidianos numa perspectiva poética e criadora de realidades, onde se tornassem poesias. No primeiro momento, as dificuldades de enxergar beleza foram um limitante no projeto. Viviam em meio ao caos, desordem, violência... difícil perceber potencialidades quando se está sempre à margem. O projeto “Poesia onde não tem” foi uma possibilidade de criações coletivas e individuais que valorizasse os ‘espaçostempos’ vivenciados por esses alunos, mesmo com tantos percalços. Trazer as imagens, tão usadas por esses estudantes, para as salas de aula, proporcionaram conversas acerca do capitalismo, das selfies, do que é belo ou não, das realidades criadas, das vidas que as pessoas levam nas redes sociais e muitas outras coisas. E ainda resultou numa exposição de fotografias incríveis, criadas pelos próprios alunos.

Biografia do Autor

Thamy Lobo, UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda em Educação pela UERJ – Universiade do Estado do Rio de Janeiro. Graduanda em Pedagogia pela UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduada em Letras pela Universidade da Cidade. Revisora e Docente na Associação Beneficente São Martinho. E-mail: thamy.lobo@hotmail.com

Marcelo Ferreira Machado, UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Processos Formativos e Desigualdade Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Faculdade Formação de Professores (UERJ/FFP); é professor de Geografia das redes de ensino do estado do Rio de Janeiro e particular; graduado em Geografia (Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ). E-mail: mar_chado@hotmail.com

Downloads

Publicado

2019-12-23

Como Citar

Lobo, T., & Machado, M. F. (2019). POESIA ONDE NÃO TEM – Relatos docentes acerca de oficinas de fotografia realizadas com jovens. Periferia, 11(4), 176–198. https://doi.org/10.12957/periferia.2019.43066