SENTIDOS NA DOCÊNCIA: O desafio docente nos processos de subjetivação

Autores

  • Michelle Viana Trancoso Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ) https://orcid.org/0000-0002-9983-1749
  • Vivian Martins Lopes Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da Linha Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais.

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2019.42406

Palavras-chave:

cotidiano da formação docente, subjetividades, autorização, biopoder.

Resumo

Os desafios de uma pesquisa-formação exigem um olhar diferente daquele distante e neutro pela ciência moderna. Frente a um contexto de biopoder, o professorpesquisador encontra dilemas em situações educativas nas quais é preciso sentir o mundo e mergulhar na realidade do cotidiano de sua sala de aula. Frente a isso, a questão de estudos que se apresenta é: quais são os sons, os movimentos e as imagens de uma sala de aula na formação de autores-cidadãos? Partindo dos pressupostos teórico-metodológicos nos/dos/com os cotidianos de Certeau e Nilda Alves assim como da Multirreferencialidade de Ardoino e Macedo, este artigo pretende apresentar uma narrativa de experiência vivida durante o campo de pesquisa no Mestrado em Educação (UERJ). Entendendo a formação docente como uma rede de conhecimentossignificações e subjetividades para a formação de autores-cidadãos, propõe-se refletir sobre sentidos desestabilizadores desse cotidiano encarando a experiência como um desafio ao processo de autorização do eu em relação ao outro. Por fim, encaminhamos novos questionamentos de modo a problematizar a atuação docente em tempos de biopoder, diante das operações nas quais os alunos operam táticas de subversão e resistência aos mecanismos de controle.

Biografia do Autor

Michelle Viana Trancoso, Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ)

Mestranda em Educação, do Proped/UERJ, da Linha Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais.

Vivian Martins Lopes, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da Linha Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais.

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), possui Mestrado em Educação pela UERJ. É servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), onde atua como professora de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais.

Downloads

Publicado

2019-12-23

Como Citar

Trancoso, M. V., & Martins Lopes, V. (2019). SENTIDOS NA DOCÊNCIA: O desafio docente nos processos de subjetivação. Periferia, 11(4), 271–292. https://doi.org/10.12957/periferia.2019.42406