TRABALHANDO QUESTÕES DE GÊNEROS: Criando e recriando currículos para a valorização do feminino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2019.42273

Palavras-chave:

machismo, conservadorismo, feminismo

Resumo

A intenção deste artigo é discutir e apresentar uma proposta pedagógica que se orienta contra o machismo e a misoginia. Para isso, desenvolve-se uma argumentação que destaca o caráter conservador da atual sociedade brasileira, o qual se encontra em um processo de ascensão, tendo contribuído com a vitória do candidato da extrema direita na eleição presidencial do país em 2018. A postura conservadora do presidente pode ser observada neste trabalho a partir de exemplificações marcadas por afirmações machistas e misóginas proferidas por ele. Para discutir conservadorismo, utilizou-se como referência Mannheim (1959), Löwy (2000) e Netto (2011). Assim, optou-se por utilizar a metodologia nos/dos/com os cotidianos. O texto foi construído tendo como referência a aposta de Pascal, desenvolvida por Santos (2010), que entende que é possível se apostar na construção de um mundo melhor. Na elaboração de tal argumentação foi apresentado o quadro atual da violência contra mulher. Desse modo, justifica-se a importância de se ter uma proposta pedagógica embasada em um currículo não machista, apresentado no final do texto, permitindo ainda acreditar que é possível se construir um mundo melhor.

Biografia do Autor

Denize Sepulveda, Faculdade de Formação de Professores - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

 Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGedu) da UERJ/FFP.

Currículo, Avaliação, Processo Ensino-Aprendizagem, Práticas Docentes, Cotidiano Escolar, Gênero, Sexualidades. 

José Antonio Sepulveda, Universidade Federal Fluminense

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história, política e políticas educacionais. 

Downloads

Publicado

2019-12-23

Como Citar

Sepulveda, D., & Sepulveda, J. A. (2019). TRABALHANDO QUESTÕES DE GÊNEROS: Criando e recriando currículos para a valorização do feminino. Periferia, 11(4), 58–80. https://doi.org/10.12957/periferia.2019.42273