A PROSCRIÇÃO DA AÇÃO REFLEXIVA DOS SUJEITOS: O experimentalismo didático no filme “A Onda”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2019.42175

Palavras-chave:

Ações educativas, Postura didática, Autoritarismo, Cotidiano Escolar.

Resumo

O artigo objetivou analisar os aspectos pedagógicos do filme “A onda” como instrumento para desenvolver as capacidades perceptivas, analíticas e argumentativas dos alunos no curso de licenciatura em Letras. A investigação foi norteada pelas seguintes questões: até que ponto os docentes influenciam os comportamentos dos discentes? A argumentação é um instrumento que pode ser utilizado para a massificação e a alienação dos indivíduos? Para se chegar a uma resposta a essas indagações, busca-se observar e refletir sobre as personalidades autoritárias e massificadas/alienadas presentes no filme, além de verificar as aptidões que os docentes têm em influenciar hábitos, pensamentos e comportamentos. Metodologicamente, a pesquisa trata-se de um estudo bibliográfico, exploratório, participativo e qualitativo, com alguns levantamentos quantitativos, originários da pesquisa analítica das percepções ocorridas com estudantes do curso de Letras em uma Universidade, localizada no Sul do Maranhão.  Como resultado, originaram-se três categorias de análise: 1. Do texto ao contexto e as percepções sobre o enredo do filme, 2. Posicionamento composto por elementos psicológicos e emotivos, 3. Aspectos didáticos do processo de ensino-aprendizagem. E como resultado final, destaca-se a importância de uma prática didático-pedagógica (re)planejada, (re)avaliada e re(definida), considerando os casos particulares da turma. A propósito, faz-se necessário expor que os professores não têm o direito de proporcionar ações engessadas e alienadoras nos diversos níveis de ensino.

Biografia do Autor

Leonardo Mendes Bezerra, Universidade Estadual do Maranhão, Campus Balsas

Doutorando em Educação pela Universidade de Sorocaba (UNISO), Mestre em Ciências Ambientais pela UniEVANGÉLICA, Especialista em Educação Especial pelo ISEPRO, Especialista em Docência Universitária pela FAGO, MBA em Pedagogia e Psicopedagogia Empresarial pela ESAB, Licenciado em Pedagogia pela UNINTER, Licenciado em Filosofia pela PUC Goiás.

Professor Assistente no Departamento de Educação da Universidade Estadual do Maranhão, Campus Balsas

Downloads

Publicado

2019-12-23

Como Citar

Bezerra, L. M. (2019). A PROSCRIÇÃO DA AÇÃO REFLEXIVA DOS SUJEITOS: O experimentalismo didático no filme “A Onda”. Periferia, 11(4), 199–224. https://doi.org/10.12957/periferia.2019.42175