MARTIN BUBER, DIÁLOGOS E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2020.42085

Palavras-chave:

Buber, filosofia, diálogos, alteridade, educação.

Resumo

Neste trabalho examinamos os principais textos do filósofo judeu Martin Buber sobre educação. Pudemos mostrar como ele associou as concepções pedagógicas mais conhecidas no mundo ocidental, que focam respectivamente: 1 na liberdade e autonomia do aluno e 2 na modelagem do seu comportamento. Essas duas concepções ganham mais consistência se forem superadas numa síntese resumida num nacionalismo universalista. Portanto, mostrando a insuficiência de ambas as concepções, Buber, explicou que encontrava no judaísmo os elementos para um humanismo universalista e para uma educação construída no diálogo e na alteridade. Sua proposta educacional se baseava nas suas teses antropológicas, segundo a qual o homem descobre o sentido de sua vida quando se relaciona pela palavra princípio Eu – Tu e faz experiência do mundo através da palavra princípio Eu – Isso. Quem fica só na experimentação do mundo limita-se ao conhecimento objetivo que vem da ciência e permanece na periferia da verdadeira realidade. Sendo assim, tivemos que comentar rapidamente os elementos da fenomenologia do diálogo buberiana que se forma a partir dos dois pares de palavras-princípios. Com essa questão se toca no centro de seu pensamento fenomenológico e no núcleo de sua contribuição à fenomenologia da intersubjetividade.

Biografia do Autor

José Mauricio de Carvalho, Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves - UNIPTAN

Psicólogo, Pedagogo e Filósofo. Possui especialização em Filosofia, Teologia e Filosofia Clínica, Mestrado e Doutorado (1990) em Filosofia, com estágios de pós-doutoramento nas Universidades Federal do Rio de Janeiro (2002) e Nova de Lisboa - Portugal (1994). Aposentou-se como Professor Titular de Filosofia Contemporânea do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ, é atualmente Professor do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves - UNIPTAN, membro do Instituto Brasileiro de Filosofia (SP), do Instituto de Filosofia Luso Brasileira (Lisboa), da Academia de Letras de São João del-Rei e da Academia Mantiqueira de Filosofia. Publicou, cento e vinte artigos, quarenta conferências em eventos científicos, trinta e três livros e tem capítulos em 25.

Downloads

Publicado

2020-04-11

Como Citar

Carvalho, J. M. de. (2020). MARTIN BUBER, DIÁLOGOS E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO. Periferia, 12(1), 87–105. https://doi.org/10.12957/periferia.2020.42085