EU-TU E EU-ISSO DE MARTIN BUBER: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORAS SOBRE ESCOLARIZAÇÃO DE SURDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2020.42083

Palavras-chave:

Representações sociais, atitudes eu-tu, atitudes eu-isso, aluno surdo.

Resumo

Este artigo focaliza os pressupostos teóricos e metodológicos sobre a Teoria das Representações Sociais e os princípios filosóficos de Martin Buber acerca das atitudes Eu-Tu e Eu-Isso. O estudo surgiu do seguinte questionamento: que Representações Sociais são partilhadas por professoras sobre as atitudes estabelecidas com alunos Surdos no contexto escolar de Breves-Pará? Assim, temos como objetivo neste estudo analisar as Representações Sociais de professoras acerca das atitudes estabelecidas com alunos Surdos em Breves - Pará. A pesquisa se fundamentou em uma abordagem qualitativa, se caracterizando em uma pesquisa de campo e estudo de caso, sendo que foi desenvolvida com base na metodologia de pesquisa das Representações Sociais. Os procedimentos metodológicos elencados foram a observação no lócus e as entrevistas individuais com 05 (cinco) professoras de Breves-Pará. Para o tratamento dos dados coletados ou análise do corpus das respostas das professoras, utilizamos algumas técnicas de análise de conteúdo sugeridas por Bardin (2011). Os resultados deste estudo indicam que no contexto escolar são estabelecidas atitudes docentes ambivalente com os alunos Surdos, isto é, ora as atitudes Eu-Tu são instauradas no seio dessa interação, sendo que em muitos momentos ocorrem as atitudes Eu-Isso por parte de outros professores para com os alunos Surdos. Neste estudo concluímos que a escola precisa se posicionar de maneira crítica, em relação às atitudes Eu-Isso, que reproduzem as barreiras comunicacionais entre Surdos e ouvintes, em contrapartida precisa se tornar um ambiente de relações Eu-Tu, visando o respeito às diferenças linguísticas do aluno Surdo.

Biografia do Autor

Huber Kline Guedes Lobato, Universidade Federal do Pará

Professor Mestre em Educação da UFPA. Possui Mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará, vinculado à Linha de Pesquisa: Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Professor do Magistério Superior (Assistente) do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará, assumindo a função de Coordenador do Curso de Letras Libras e Língua Portuguesa como segunda língua para surdos da UFPA. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Surdos - GEPESUR; Professor de Língua Brasileira de Sinais - Sexto PROLIBRAS. Tradutor / Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - PROLIBRAS 2010. Especialista em Educação Especial pela Faculdade de Educação Montenegro - FAEM. Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2006). Tem experiência na área da Educação e Educação de Jovens e Adultos, com ênfase em Educação Especial, Educação Inclusiva, principalmente em Educação de Surdos. Participa como coordenador do Projeto de Pesquisa intitulado: A Pesquisa no Curso de Letras Libras e Língua Portuguesa como segunda língua para Surdos da Universidade Federal do Pará. Discute, pesquisa e escreve sobre os seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos; Educação de Surdos; Formação de Professores; Ensino e Aprendizagem de Libras e Língua Portuguesa para Surdos.

Downloads

Publicado

2020-04-11

Como Citar

Lobato, H. K. G. (2020). EU-TU E EU-ISSO DE MARTIN BUBER: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORAS SOBRE ESCOLARIZAÇÃO DE SURDOS. Periferia, 12(1), 156–176. https://doi.org/10.12957/periferia.2020.42083