ENTRE PRÁTICAS E SABERES: O estágio supervisionado no curso de pedagogia na UFAC ofertado pelo PARFOR

Autores

  • Adriana Ramos dos Santos Universidade Federal do Acre
  • Ednaceli Abreu Damasceno Universidade Federal do Acre
  • Mark Clark Assen de Carvalho Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2019.41000

Palavras-chave:

estágio supervisionado, formação de professores, práticas e saberes pedagógicos

Resumo

A partir das experiências vivenciadas na prática pedagógica dos Estágios Supervisionados nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental realizado no Curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) ofertado pela UFAC, o presente trabalho tem como objetivo analisar as práticas e os saberes produzidos pelos(as) professores(as)-estagiários(as) e suas repercussões no trabalho escolar. Como aporte teórico as análises se assentam nos estudos de Pimenta (2006, 2010); Ponte (2006); Tardif (2002) dentre outros. A investigação é de abordagem qualitativa com caráter descritivo e analítico, utilizando-se de pesquisa de campo com a realização de entrevista semiestruturada para a coleta dos dados empíricos. As reflexões construídas ao longo da investigação revelaram que os professores(as)-estagiários(as) possuem saberes plurais, situados em sua realidade social e profissional, saberes estes advindos da história de vida, das relações que estabelecem a partir das suas experiências como docentes e vinculados ao contexto de trabalho em que os mesmos atuam no meio rural. Conclui-se que os Estágios Supervisionados oportunizaram momentos para que os(as) professores(as) pudessem reafirmar o saber e o saber fazer consagrados pelas suas experiências e de reflexão sobre a prática pedagógica e a identidade profissional, bem como também questionar práticas já cristalizadas.

 

Biografia do Autor

Adriana Ramos dos Santos, Universidade Federal do Acre

Professora Adjunta da Universidade Federal do Acre e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e matemática da Universidade Federal do Acre, na área de ensino e aprendizagem de ciências. Graduada em Licenciatura em Pedagogia e Ciências  Biológicas pela Universidade federal do Acre. Mestre em Educação pela Universidade federal Fluminensede (UFF). Doutora em Educação (2015) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).  Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas:formação de professores e trabalho docente, estágio supervisionado e ensino de ciências.

Ednaceli Abreu Damasceno, Universidade Federal do Acre

Doutora em Educação/Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do acre (PPGE/UFAC). Professora Associada da Universidade Federal do Acre e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre, na área de Formação de Professores e Trabalho Docente. Graduada em Licenciatura em Pedagogia (1993) pela Universidade Estadual do Ceará, UECE. Mestre em Educação (2005) pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Doutora em Educação (2010) pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG. É Professora Associada da Universidade Federal do Acre (UFAC). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, formação de professores e trabalho docente. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional, Gestão Escolar, Trabalho e Formação Docente (GEPPEAC), desenvolvendo estudos e pesquisas nas seguintes linhas: currículo e práticas pedagógicas; formação de professores (inicial e contínua); planejamento e organização do trabalho pedagógico; políticas públicas educacionais; saberes e trabalho docente. Atualmente é Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal do Acre e Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Gestão, Trabalho e Formação Docente – GEPPEAC.

Mark Clark Assen de Carvalho, Universidade Federal do Acre

Professor Titular do Centro de Educação da Universidade Federal do Acre/UFAC, Doutor em educação pela PUC/SP, Professor Permanente do Programa de Pós -Graduação em Educação vinculado à Linha de pesquisa e política e gestão educacional . Líder do grupo em Política Educacional, gestão e financiamento da educação, concentrando estudos no campo da política educacional, Políticas e programas de formação de professores, processos de organização, gestão e financiamento dos sistemas de ensino e das unidades escolares.

Downloads

Publicado

2020-04-11

Como Citar

Santos, A. R. dos, Damasceno, E. A., & de Carvalho, M. C. A. (2020). ENTRE PRÁTICAS E SABERES: O estágio supervisionado no curso de pedagogia na UFAC ofertado pelo PARFOR. Periferia, 12(1), 323–339. https://doi.org/10.12957/periferia.2019.41000