Educação Museal na Cibercultura: o uso de memes no projeto “Clube de Jovens Cientistas” da Seção de Assistência ao Ensino (SAE) do Museu Nacional/UFRJ

Autores

  • Frieda Maria Marti Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ
  • Andrea Costa Museu Nacional/UFRJ UNIRIO
  • Aline Miranda Museu Nacional/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2019.39617

Palavras-chave:

memes, cibercultura, educação museal

Resumo

Este artigo tem como foco a interface entre cibercultura e educação museal. Objetivamos narrar a experiência de criação de memes por estudantes durante uma atividade educativa da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional (MN), discutir os possíveis conhecimentossignificações que emergiram a partir destas autorias e as potencialidades educativas dos memes na educação museal. Descrevemos uma oficina realizada com 23 estudantes do Ensino Fundamental I de escolas públicas municipais do Rio de Janeiro, participantes do projeto “Clube de Jovens Cientistas”. Após visitarem as exposições do MN em pequenos grupos e, considerando a sua interação com os objetos, os estudantes elaboraram 20 memes com tablets e acesso à wi-fi disponibilizados pelo Museu. Os 10 memes aqui discutidos nos fizeram observar a forte relação dos educandos com o gênero textual em questão. A produção textual dos memes se mostrou multimodal e indicou uma produção de sentidos baseada nos contextos sociais e históricos vivenciados pelos seus autores, nos auxiliando, dessa forma, a refletir sobre o contexto da educação museal na cibercultura e a relação entre ciência e sociedade.

Biografia do Autor

Frieda Maria Marti, Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ

Possui graduação em Ciências Biologicas (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Mestrado em Zoologia (Ornitologia) pelo Museu Nacional/UFRJ. Possui pós-graduação e experiência na área de Educação no Reino Unido e Brasil, com ênfase no uso de Novas Tecnologias na Educação e Educação de Adultos. Docente online da disciplina 'Informatica na Eduação' do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro vinculado ao CEDERJ. Desenvolve pesquisas nas áreas de Cibercultura e Educação em Museus de História Natural e de Ciências. Doutoranda do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED/UERJ). Integrante do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GpDOc) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela Profa Dra Edmea Santos.

Andrea Costa, Museu Nacional/UFRJ UNIRIO

Educadora Museal da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional (MN/UFRJ), Professora do Departamento de Estudos e Processos Museológicos e da Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu/UNIRIO

Downloads

Publicado

2019-05-01

Como Citar

Marti, F. M., Costa, A., & Miranda, A. (2019). Educação Museal na Cibercultura: o uso de memes no projeto “Clube de Jovens Cientistas” da Seção de Assistência ao Ensino (SAE) do Museu Nacional/UFRJ. Periferia, 11(2), 90–110. https://doi.org/10.12957/periferia.2019.39617