MEMES NO APRENDIZADO DE LÍNGUAS: UMA PRÁTICA MULTILETRADA NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A JUSTIÇA SOCIAL

Autores

  • Janaina da Silva Cardoso Universidade do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-2974-6546
  • Alessandra Cristina Bittencourt Alcântara Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
  • Ana Beatriz Simões da Matta Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2019.39390

Palavras-chave:

aprendizado de línguas, multiletramentos, memes

Resumo

A opção argumentativa deste artigo surge das discussões sobre práticas pedagógicas de professores de línguas adicionais do grupo de pesquisa EAL - Ensino e Aprendizagem de Línguas: abordagens, metodologias e tecnologias (CNPq/UERJ) e reiteradas em leituras e estudos da disciplina de pós-graduação Processos de compreensão na era digital: a oralidade e a escrita. O foco da discussão é a crença de que a formação docente na contemporaneidade não deva ser vista como prescrição, mas como reflexão e atendimento das singularidades dos contextos educacionais de forma crítica. Sendo assim, o texto materializa o ensejo por discutir, atualizar e aproximar o conceito de multiletramentos à formação de professores. Para tanto, o texto é apresentado em quatro partes: considerações iniciais, que apresenta brevemente o conceito de multiletramentos; uma discussão sobre a formação docente, que busca a justiça social; um exemplo de aplicação de memes para o processo de ensino-aprendizagem de espanhol e finalmente, o texto é concluído com algumas considerações finais.

Biografia do Autor

Janaina da Silva Cardoso, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Setor de Língua Inglesa, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação em Língua Inglesa e no mestrado e doutorado na área de Linguística.

Alessandra Cristina Bittencourt Alcântara, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Doutoranda em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Professora EBTT do CEFET/RJ, Campus Maracanã

Ana Beatriz Simões da Matta, Instituto Federal Fluminense

Especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras- CEFET-RJ;  Mestranda em Linguística na UERJ; Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Fluminense. 

Downloads

Publicado

2019-02-08

Como Citar

Cardoso, J. da S., Alcântara, A. C. B., & Matta, A. B. S. da. (2019). MEMES NO APRENDIZADO DE LÍNGUAS: UMA PRÁTICA MULTILETRADA NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A JUSTIÇA SOCIAL. Periferia, 11(1), 54–72. https://doi.org/10.12957/periferia.2019.39390