Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil
Revista Periferia, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas – PPGECC/UERJ - ISSN: 1984-9540
Wallace Carriço de Almeida
https://orcid.org/0000-0003-4593-554X
Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro - SME RJ
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
Brasil
Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos
Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). Membro do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC). Professor de Anos Iniciais da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro. Áreas de atuação: App-Learning, Formação de professores, Cibercultura, Práticas pedagógicas, Educação online e Informática na Educação.
Rosemary dos Santos
http://orcid.org/0000-0003-0479-1703
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ- FEBF
Brasil
Doutora e Mestre em Educação pela UERJ. Professora Adjunta do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) na Linha de Pesquisa:Educação, Comunicação e Cultura. Editora-chefe da Revista Periferia ( publicação semestral, voltada para a publicação de textos inéditos na área de Educação, Ciências Humanas e Sociais.) Vice-coordenadora do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Líder do EduCiber ( Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura) Parecerista Ad Hoc do GT 16, Educação e Comunicação, da ANPED. Parecerista Ad Hoc do ENDIPE ( Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino).
Edméa Oliveira dos Santos
http://orcid.org/0000-0003-4978-9818
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Brasil
Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFR- RJ). Atua no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC), na linha de pesquisa "Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas". Durante o período de 2007 a 2018, foi Professora Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando na Graduação e no Programa de PósGraduação em Educação (PROPED/UERJ), onde colabora, junto à linha de pesquisa "Cotidianos, redes educativas e processos culturais". Professora da disciplina Informática na Educação no curso de Pedagogia a Distância UERJ/CEDERJ. Pedagoga pela UCSAL, mestre e doutora em Educação pela UFBA. Pós-doutora em e-learning e EAD pela UAB-PT, onde colabora esporadicamente no MPEL - Mestrado em Pedagogia do e-Learning. Líder do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Membro do Laboratório de Imagem da UERJ. Coordenadora do GT 16 - "Educação e Comunicação"da ANPED - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação, vice-presidente da ABCIBER - Associação de Pesquisadores em Cibercultura. Atua na formação inicial e continuada de professores e pesquisadores. Áreas de atuação: "Educação e Cibercultura, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Currículos: teorias, práticas e políticasInformática na Educação, Educação Online, EAD.
O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).
Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.
Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil
Revista Periferia, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas – PPGECC/UERJ - ISSN: 1984-9540