A Discursividades Dos Memes – Memetizando-se Nas Redes Educativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2019.39246

Palavras-chave:

Pesquisa-formação na cibercultura. Docência Online. Cotidianos

Resumo

Este artigo surge a partir do levantamento dos achados de uma pesquisa-formação na cibercultura, onde buscamos compreender, como mobilizar Atos de Currículo que contemplassem a proposta de App-Learning. Nossa opção metodológica foi a pesquisa-formação na cibercultura (SANTOS), a multirreferencialidade (ARDOINO) e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos (CERTEAU, ALVES). Essa pesquisa ocorreu no âmbito da disciplina Informática na Educação, do curso de Pedagogia a distância da UERJ, oferecida em parceria com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) / Consórcio CEDERJ durante o segundo semestre do ano de 2017. Como achados apresento as narrativas e imagens que surgiram durante a pesquisa, verificando nelas a manifestação da autoria dos praticantes na produção crítica de memes contextuais com sua prática, revelando seus dilemas e produzindo novos contextos de aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Wallace Carriço de Almeida, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro - SME RJ Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos
Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). Membro do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC). Professor de Anos Iniciais da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro. Áreas de atuação: App-Learning, Formação de professores,  Cibercultura, Práticas pedagógicas, Educação online e Informática na Educação.

Rosemary dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ- FEBF

Doutora e Mestre em Educação pela UERJ. Professora Adjunta do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) na Linha de Pesquisa:Educação, Comunicação e Cultura. Editora-chefe da Revista Periferia ( publicação semestral, voltada para a publicação de textos inéditos na área de Educação, Ciências Humanas e Sociais.) Vice-coordenadora do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Líder do EduCiber ( Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura) Parecerista Ad Hoc do GT 16, Educação e Comunicação, da ANPED. Parecerista Ad Hoc do ENDIPE ( Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino).

Edméa Oliveira dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFR- RJ). Atua no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC), na linha de pesquisa "Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas". Durante o período de 2007 a 2018, foi Professora Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando na Graduação e no Programa de PósGraduação em Educação (PROPED/UERJ), onde colabora, junto à linha de pesquisa "Cotidianos, redes educativas e processos culturais". Professora da disciplina Informática na Educação no curso de Pedagogia a Distância UERJ/CEDERJ. Pedagoga pela UCSAL, mestre e doutora em Educação pela UFBA. Pós-doutora em e-learning e EAD pela UAB-PT, onde colabora esporadicamente no MPEL - Mestrado em Pedagogia do e-Learning. Líder do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Membro do Laboratório de Imagem da UERJ. Coordenadora do GT 16 - "Educação e Comunicação"da ANPED - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação, vice-presidente da ABCIBER - Associação de Pesquisadores em Cibercultura. Atua na formação inicial e continuada de professores e pesquisadores. Áreas de atuação: "Educação e Cibercultura, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Currículos: teorias, práticas e políticasInformática na Educação, Educação Online, EAD.

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Publicado

2019-05-01

Como Citar

Almeida, W. C. de, dos Santos, R., & dos Santos, E. O. (2019). A Discursividades Dos Memes – Memetizando-se Nas Redes Educativas. Periferia, 11(2), 57–89. https://doi.org/10.12957/periferia.2019.39246