MULTIMODALIDADE E EFEITOS DE SENTIDO NO GÊNERO MEME

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36955

Palavras-chave:

multimodalidade, gêneros, memes, práticas sociais

Resumo

Considerando a importância de compreender a natureza constitutiva dos gêneros influenciada pelos recursos tecnológicos digitais, este trabalho tem como objetivo discutir a multimodalidade presente no gênero meme. A partir de uma análise multimodal à luz dos pressupostos teóricos abordados por Jewitt e Hiippala, apresentam-se alguns memes coletados no Facebook, estabelecendo uma taxonomia desses autores para a análise da multimodalidade relacionada aos principais usos desse gênero como dinâmica social. Utiliza-se uma abordagem qualitativa, abrangendo aspectos da linguagem visual e verbal, bem como elementos interativos de comunicação social. A análise permitiu concluir que as representações semióticas desses textos, facilmente replicáveis, seja por meio de crítica, humor ou carga emocional, promovem impactos nas práticas sociais.

 

Biografia do Autor

Josiane Brunetti Cani, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutoranda em Linguística Aplicada pela UFMG, Mestre em Educação, possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina, com pós-graduação em Planejamento Educacional e em Gestão Integradora: Supervisão Escolar, Orientação Escolar e Inspeção Escolar. Atualmente, exerce a função de Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, atuando na área de Comunicação e Eventos, professora do curso de Letras, da Faculdade "Castelo Branco". É membro do grupo de Estudos e de Pesquisa do Ifes: ?Língua, Literatura e Educação?, com interesse acadêmico em questões atinentes ao diálogo entre os três eixos articulados, oferecendo perspectiva de pesquisa com desdobramentos pragmáticos, sobretudo na área educacional e do grupo de pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais ?Texto Livre: Semiótica e Tecnologia? com destaques para linguagem e tecnologia.

Downloads

Publicado

2019-05-01

Como Citar

Cani, J. B. (2019). MULTIMODALIDADE E EFEITOS DE SENTIDO NO GÊNERO MEME. Periferia, 11(2), 242–267. https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36955