Memes e a Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36856

Palavras-chave:

Memes, Educação, Práticas Docentes, Cultura Digital, Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

O presente artigo aborda os memes no contexto educacional. Trata-se de um estudo de caso desenvolvido na disciplina de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma faculdade da rede privada, localizada em Coronel João Sá - Bahia. Tem como objetivo geral apresentar os memes através de suas potencialidades de interpretações das informações dos alunos e ex-alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos, a partir de dados estabelecidos nas entrevistas realizadas pelos discentes do curso de pedagogia da disciplina Educação de Jovens e Adultos. Acrescido a isso, mostrar as concepções dos alunos e ex-alunos da EJA, e com base nas informações reconfigurar a prática docente, apontando quais os tipos de memes que podem contribuir na/para ações pedagógicas. Embora estejamos imbricados na sociedade marcada como a era da informação, das tecnologias móveis, com rápido e fácil acesso de informações, ou seja, mais independentes para buscar assuntos diversos, e entre eles os de curiosidades. Constatamos nesta pesquisa que existe a necessidade de reconfigurar matérias didáticos para a prática docente em especial. No esteio da cultura digital, ou seja, estamos conectados em diversas redes sociais utilizando-as como fonte de pesquisa e, consequentemente, em ações pedagógicas.

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Publicado

2019-05-01

Como Citar

de Melo, D. S. (2019). Memes e a Educação de Jovens e Adultos. Periferia, 11(2), 268–290. https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36856