Memes na internet: entrelaçamentos entre a “zoeira” de estudantes e a apropriação do gênero discurso na escola

Autores

  • Douglas de Oliveira Calixto Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36457

Palavras-chave:

memes, educomunicação, educação midiática, redes sociais, educação

Resumo

Este trabalho visa ao reconhecimento dos memes na internet como uma linguagem articuladora dos sentidos no interior da escola. Para além de mera brincadeira ou montagens que circulam nas redes sociais, iremos demonstrar como os memes representam uma nova forma de se relacionar com a comunicação e com a (ciber)cultura. A partir dos resultados da pesquisa de mestrado realizada com estudantes do ensino fundamental, pretende-se discutir (1) como o fenômeno da "zoeira" passou a ocupar o cotidiano de jovens e (2) como as dinâmicas das redes sociais estão inseridas em um contexto de transformação da sociedade contemporânea. Para tal empreendimento, iremos apresentar a nossa elaboração teórica e metodológica que permitiu a aproximação com o conceito de “gênero discursivo meme” e, consequentemente, o nosso estudo sobre como esssa linguagem opera nas relações entre Comunicação e Educação — a Educomunicação. A conclusão aponta para a alta relevância dos memes para a constituição das sociabilidades de alunos e alunas e apresenta direções para construir uma nova compreensão sobre o fenômeno.

Biografia do Autor

Douglas de Oliveira Calixto, Universidade de São Paulo - USP

Sou jornalista especializado em Comunicação e Educação. Conclui o mestrado em Ciências da Comunicação (ECA-USP) em setembro de 2017. O trabalho sobre "memes na internet no contexto da educação" rendeu o prêmio como melhor mestrado de Comunicação da USP em 2017. 

Sou criador do projeto Aula Pública, coprodução da TV Unesp (2013-2014) e Rede TVT. Atualmente, integro o grupo de pesquisa MECOM (Mediações Educomunicativas),, coordenado pelo prof. titular da ECA-USP Adilson Citelli, e sou idealizador do projeto Labeducom.

Downloads

Publicado

2019-05-01

Como Citar

Calixto, D. de O. (2019). Memes na internet: entrelaçamentos entre a “zoeira” de estudantes e a apropriação do gênero discurso na escola. Periferia, 11(2), 131–152. https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36457