SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA: MEMES EM PROL DA INFÂNCIA PARA CRITICAR O CONSUMISMO

Autores

  • Edna Araujo dos Santos de Oliveira Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Roseli Zen Cerny UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36456

Palavras-chave:

Pedagogia, Infância e Consumo, Cultura Digital, Memes

Resumo

Esse relato apresenta as experiências desenvolvidas no primeiro semestre de 2018, na III Semana Acadêmica da Pedagogia, com acadêmicos  do curso de Pedagogia a Distância do ************, da Universidade **********. Os encontros presenciais aconteceram na modalidade de oficinas que foram ofertadas pelos professores da casa e seu objetivo nuclear foi o de aprofundar a discussão em torno dos temas Contemporâneos da Educação Infantil, tendo em vista explorar com os(as) educandos(as) uma compreensão crítica do ato estudar e do fazer docente na modalidade a distância. Neste sentido, as oficinas foram planejadas em alguns momentos didáticos: reunião coletiva, sala de aula no ambiente virtual de aprendizagem Moodle e encontro presencial em cada polo/turma, cujos desdobramentos em termos de ensino-aprendizagem são detalhados neste texto. O foco do relato será sobre a oficina “Consumo e Infância”, cujo trabalho se desdobrou no espectro da cultura digital e a avaliação da aprendizagem foi aferida com a teoria de Recouer com a elaboração de memes educativos. Acreditamos que este relato possa ser útil para a divulgação do trabalho que tem sido realizado na universidade, mostrando que a educação a distância pode ser feita com qualidade e tem um grande potencial a ser desenvolvido.

Biografia do Autor

Edna Araujo dos Santos de Oliveira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Pedagoga, Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Doutoranda em Educação pelo PPGE da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Professora Colaborado do Centro de Educação a Distância na Universidade do Estado de Santa Catarina, Pesquisadora Colaboradora Observatório de Práticas Curriculares Itinera - UFSC.

Roseli Zen Cerny, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Doutora, Pedagoga, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Vice-Diretora do Centro de Ciências da Educação - UFSC, Vice-Líder do Observatório de Práticas Curriculares Itinera - UFSC.

Downloads

Publicado

2019-05-01

Como Citar

de Oliveira, E. A. dos S., & Cerny, R. Z. (2019). SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA: MEMES EM PROL DA INFÂNCIA PARA CRITICAR O CONSUMISMO. Periferia, 11(2), 203–219. https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36456