OS MEMES COMO AUXÍLIO NA LEITURA MULTIMODAL CRÍTICA: UM RELATO DOCENTE NA SALA DE AULA DE LÍNGUA ESPANHOLA

Autores

  • Debora Sandyla Araújo Santos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36424

Palavras-chave:

memes, letramento multimodal crítico, experiência docente

Resumo

Este artigo é baseado em um relato de experiência docente, em que tivemos a pretensão de estimular a criticidade leitora dos alunos adolescentes da rede privada de ensino da região metropolitana de Fortaleza, capital cearense. O referencial teórico é pautado nos eixos conceituais: linguagem online (BARTON; LEE, 2013) letramento multimodal (MOITA LOPES, 2013); multimodalidade e multiletramentos (ROJO, 2012) e leitura crítica (CASSANY, 2006). Dessa forma, almejamos escrever como se dão as análises críticas dos textos multimodais do gênero meme, em língua espanhola, por parte dos alunos do 3º ano do ensino médio, na construção de sentidos, a partir da perspectiva da literatura multimodal crítica online. Diante do exposto, acreditamos que os usos críticos do discurso devem estar presentes nas práticas discursivas da escola, a fim de conscientizar os alunos a uma leitura cidadã mais ativa na sociedade.

Biografia do Autor

Debora Sandyla Araújo Santos, Universidade Federal do Ceará

Professora de Espanhol e Estudante do Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas Estrangeiras (CELEST) na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

2019-02-08

Como Citar

Santos, D. S. A. (2019). OS MEMES COMO AUXÍLIO NA LEITURA MULTIMODAL CRÍTICA: UM RELATO DOCENTE NA SALA DE AULA DE LÍNGUA ESPANHOLA. Periferia, 11(1), 16–32. https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36424