OS MEMES COMO AUXÍLIO NA LEITURA MULTIMODAL CRÍTICA: UM RELATO DOCENTE NA SALA DE AULA DE LÍNGUA ESPANHOLA
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36424Palavras-chave:
memes, letramento multimodal crítico, experiência docenteResumo
Este artigo é baseado em um relato de experiência docente, em que tivemos a pretensão de estimular a criticidade leitora dos alunos adolescentes da rede privada de ensino da região metropolitana de Fortaleza, capital cearense. O referencial teórico é pautado nos eixos conceituais: linguagem online (BARTON; LEE, 2013) letramento multimodal (MOITA LOPES, 2013); multimodalidade e multiletramentos (ROJO, 2012) e leitura crítica (CASSANY, 2006). Dessa forma, almejamos escrever como se dão as análises críticas dos textos multimodais do gênero meme, em língua espanhola, por parte dos alunos do 3º ano do ensino médio, na construção de sentidos, a partir da perspectiva da literatura multimodal crítica online. Diante do exposto, acreditamos que os usos críticos do discurso devem estar presentes nas práticas discursivas da escola, a fim de conscientizar os alunos a uma leitura cidadã mais ativa na sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).