UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE MEMES DO ENEM 2015
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36362Palavras-chave:
Análise de discurso, discurso mêmico, interdiscurso, intertexto.Resumo
A era da internet trouxe à tona uma série de materialidades discursivas diferentes, dentre elas, os memes. Quando algum assunto ou imagem viraliza, as redes sociais tomam para si esse conteúdo e o “reinventam” com o objetivo de manter o humor fresco. Nesse viés, este estudo apresentou como objetivo geral analisar a produção de sentido dos discursos mêmicos que circulam nas redes sociais, e, específicos, analisar a ocorrência da noção de intertexto na materialidade digital meme; compreender as condições de produção dessas discursividades; e analisar a produção de sentido produzida pelos “memes”. Para tanto, este estudo foi desenvolvido de acordo com a perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso, de linha francesa. Para o desenvolvimento de nossa reflexão, constituímos um corpus com memes referentes ao Enem 2015 e desse corpus selecionamos discursividades que foram analisadas pontualmente. Compreendemos que os memes são materialidades digitais, compostos por imagens e textos, tendo relação com algo cotidiano, possuem em seu sentido a intertextualidade de um discurso que já foi proferido em outro momento e que está ligado ao presente, bem como possuem o efeito de ironia como característica marcante.
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