UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE MEMES DO ENEM 2015

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36362

Palavras-chave:

Análise de discurso, discurso mêmico, interdiscurso, intertexto.

Resumo

A era da internet trouxe à tona uma série de materialidades discursivas diferentes, dentre elas, os memes. Quando algum assunto ou imagem viraliza, as redes sociais tomam para si esse conteúdo e o “reinventam” com o objetivo de manter o humor fresco. Nesse viés, este estudo apresentou como objetivo geral analisar a produção de sentido dos discursos mêmicos que circulam nas redes sociais, e, específicos, analisar a ocorrência da noção de intertexto na materialidade digital meme; compreender as condições de produção dessas discursividades; e analisar a produção de sentido produzida pelos “memes”. Para tanto, este estudo foi desenvolvido de acordo com a perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso, de linha francesa. Para o desenvolvimento de nossa reflexão, constituímos um corpus com memes referentes ao Enem 2015 e desse corpus selecionamos discursividades que foram analisadas pontualmente. Compreendemos que os memes são materialidades digitais, compostos por imagens e textos, tendo relação com algo cotidiano, possuem em seu sentido a intertextualidade de um discurso que já foi proferido em outro momento e que está ligado ao presente, bem como possuem o efeito de ironia como característica marcante.

Biografia do Autor

Marcia Ione Surdi, Unochapecó

Doutora em Letras – Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora titular da Unochapecó, vinculada à Área de Ciência Humanas e Jurídicas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Análise de Discurso e História das Ideias Linguísticas, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de discurso, ensino de línguas e instrumentos linguísticos.

Andressa Cristina Oliveira da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Graduada em Letras pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó, Chapecó, Santa Catarina, Brasil. Estudante Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Downloads

Publicado

2019-05-01

Como Citar

Surdi, M. I., & da Silva, A. C. O. (2019). UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE MEMES DO ENEM 2015. Periferia, 11(2), 220–241. https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36362