ONGs: PRÁTICA CIDADÃ OU OMISSÃO DE UM ESTADO REGULADOR?

Autores

  • Cíntia Borges de Almeida Doutora em Educação - ProPEd, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Concluiu seu mestrado em Educação pelo mesmo programa de pós-graduação, na linha Instituições, Práticas Educativas e História. Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz/ UESC - BA. Professora da Faculdade Fernanda Bicchieri/FABEL - RJ.
  • Giselle Rafael de Lima Faculdade Fernanda Bicchieri/ FABEL - Belford Roxo.

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2019.34455

Palavras-chave:

ONGs, educação informal, práticas pedagógicas, estado, sociedade

Resumo

Este trabalho tem como objetivo problematizar a historicidade das Organizações não governamentais (ONGs) no Brasil, assim como analisar suas contribuições sociais e suas práticas pedagógicas no que diz respeito aos espaços de educação não formal. Nesta direção, como operação metodológica foram feitas análises de aportes teóricos a partir de estudos voltados ao percurso das ONGs nacionais e ao papel desempenhado socialmente por essas instituições, assim como, análise de pesquisas que investigam a atuação das ONGs em espaços educativos de forma dissociada de cenários escolares, promovendo, ainda assim, um ambiente formador. Com esta empreitada justifica-se a escolha do objeto de estudo acreditando ser um tema relevante, já que é possível questionar a transferência estatal da responsabilidade estatal sob uma concepção de Estado Regulador (BARROSO, 2005), observando, deste modo, o processo histórico de atuação dessas instituições, seus objetivos principais em cada contexto, além de apresentar a discussão em torno dos diferentes espaços de formação, sejam eles formais ou informais, escolares ou extra-escolares (GOHN, 2013). Conclui-se que as Organizações não Governamentais atuam em variados espaços com objetivos específicos e que, apesar de desempenharem um importante papel social, essas instituições não devem diminuir o papel e o compromisso do Estado com as políticas educacionais públicas.

Biografia do Autor

Cíntia Borges de Almeida, Doutora em Educação - ProPEd, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Concluiu seu mestrado em Educação pelo mesmo programa de pós-graduação, na linha Instituições, Práticas Educativas e História. Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz/ UESC - BA. Professora da Faculdade Fernanda Bicchieri/FABEL - RJ.

Doutora em Educação - ProPEd, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz/ UESC- BA, pelo Departamento de Ciências da Educação. Professora da Faculdade Fernanda Bicchieri/ FABEL - Belford Roxo, na Licenciatura em Pedagogia e na Pós-Graduação em Gestão Integrada da Educação.

Giselle Rafael de Lima, Faculdade Fernanda Bicchieri/ FABEL - Belford Roxo.

Pedagoga formada pela Faculdade Fernanda Bicchieri/ FABEL - Belford Roxo.

Downloads

Publicado

2019-02-08

Como Citar

de Almeida, C. B., & de Lima, G. R. (2019). ONGs: PRÁTICA CIDADÃ OU OMISSÃO DE UM ESTADO REGULADOR?. Periferia, 11(1), 240–259. https://doi.org/10.12957/periferia.2019.34455