PERSONAGENS FEMININAS DO LIVRO PARADIDÁTICO “TOSCO”: EDUCAÇÃO SOBRE GÊNERO E IDENTIDADE

Autores

  • Diego Fernando Cunha Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro
  • Maria de Lourdes da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2018.33787

Palavras-chave:

paradidático, mulheres, educação

Resumo

O presente trabalho é resultado da pesquisa desenvolvida no âmbito do projeto “Materiais Didáticos e Paradidáticos sobre Medicamentos, Álcool e Outras Drogas para o Ensino Básico: abordagens, linhas de ação e finalidades”, que analisa as publicações dos últimos 20 anos no Brasil. As fontes analisadas são o livro paradidático Tosco (2009), de Gilberto Mattje, escrito para alunos do terceiro e quarto ciclos do fundamental, que trata dos conflitos adolescentes e riscos implicados nessa fase da vida; e o livro Compreendendo Tosco (2011) escrito, pelo mesmo autor, como um guia de leitura autorizada do primeiro, especialmente voltado aos professores, com indicações de atividades para serem trabalhadas com os alunos. O objetivo foi analisar o processo de construção das personagens femininas do livro Tosco, considerando, como aspecto mais geral da análise, que as circunstâncias criadas para a leitura participam da construção dos seus significados (CHARTIER, 2002); como aspecto mais específico, que as representações de gênero e sexualidade são construídas por meio de múltiplas aprendizagens e práticas, por meios nem sempre explícitos (LOPES, G., 2008) e que tais aprendizagens e práticas reforçam identidades sociais e políticas forjadas por discursos ancorados na tradicional forma de acumulação de conhecimento pelo pensamento ocidental (MIGNOLO, 2008). Nossa análise buscou compreender os sentidos das políticas públicas que deram/dão sustentação à adoção destes livros pelas escolas públicas brasileiras. Concluímos que a luta das mulheres pelo direito de falar de si e por si não encontra amparo nestes livros.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada, mestre e doutora em História. Professora de História da Educação na Faculdade de Educação UERJ/Maracanã.

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Publicado

2018-07-10

Como Citar

Cunha, D. F., & Silva, M. de L. da. (2018). PERSONAGENS FEMININAS DO LIVRO PARADIDÁTICO “TOSCO”: EDUCAÇÃO SOBRE GÊNERO E IDENTIDADE. Periferia, 10(2), 181–202. https://doi.org/10.12957/periferia.2018.33787