PERSONAGENS FEMININAS DO LIVRO PARADIDÁTICO “TOSCO”: EDUCAÇÃO SOBRE GÊNERO E IDENTIDADE
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2018.33787Palavras-chave:
paradidático, mulheres, educaçãoResumo
O presente trabalho é resultado da pesquisa desenvolvida no âmbito do projeto “Materiais Didáticos e Paradidáticos sobre Medicamentos, Álcool e Outras Drogas para o Ensino Básico: abordagens, linhas de ação e finalidades”, que analisa as publicações dos últimos 20 anos no Brasil. As fontes analisadas são o livro paradidático Tosco (2009), de Gilberto Mattje, escrito para alunos do terceiro e quarto ciclos do fundamental, que trata dos conflitos adolescentes e riscos implicados nessa fase da vida; e o livro Compreendendo Tosco (2011) escrito, pelo mesmo autor, como um guia de leitura autorizada do primeiro, especialmente voltado aos professores, com indicações de atividades para serem trabalhadas com os alunos. O objetivo foi analisar o processo de construção das personagens femininas do livro Tosco, considerando, como aspecto mais geral da análise, que as circunstâncias criadas para a leitura participam da construção dos seus significados (CHARTIER, 2002); como aspecto mais específico, que as representações de gênero e sexualidade são construídas por meio de múltiplas aprendizagens e práticas, por meios nem sempre explícitos (LOPES, G., 2008) e que tais aprendizagens e práticas reforçam identidades sociais e políticas forjadas por discursos ancorados na tradicional forma de acumulação de conhecimento pelo pensamento ocidental (MIGNOLO, 2008). Nossa análise buscou compreender os sentidos das políticas públicas que deram/dão sustentação à adoção destes livros pelas escolas públicas brasileiras. Concluímos que a luta das mulheres pelo direito de falar de si e por si não encontra amparo nestes livros.
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