O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO E DE LIDERANÇA DAS MULHERES NEGRAS NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO AUTOETNOGRÁFICO

Autores

  • Angela D. Coker University of Missouri - St. Louis
  • Claire Martin University of Missouri - St. Louis
  • Jennifer Culver University of Missouri - St. Louis
  • Crystal Johnson Johnson University of Missouri - St. Louis

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2018.33714

Palavras-chave:

mulheres negras, educação, empoderamento, liderança

Resumo

Este artigo destaca os resultados de um estudo qualitativo autoetnográfico projetado para explorar as experiências de quatro mulheres negras vivendo nos Estados Unidos, que usaram suas próprias trajetórias de vida para explorar e analisar fatores que moldaram seu desenvolvimento acadêmico e a gravitação, em direção ao ensino superior e à liderança. A autoetnografia e os elementos da Pesquisa Qualitativa Consensual (CQR) foram utilizados no delineamento deste estudo, além do Pensamento Feminista Negro (Collins, 1990) que serviu de referencial teórico. Cinco temas emergiram dos dados: (1) Expectativas e Apoio à Família; (2) Autoeficácia (3) Importância dos Modelos de Função; (4) Resiliência em lidar com estereótipos; e (5) Múltiplas Responsabilidades (si mesma, família e comunidade). Foram feitas recomendações para futuras pesquisas sobre o desenvolvimento acadêmico e de liderança das mulheres negras.

Biografia do Autor

Crystal Johnson Johnson, University of Missouri - St. Louis

Crystal Johnson, B.S.W., is pursuing a Masters’ degree in Social Work at the University of Missouri St. Louis and eagerly anticipating graduation in December 2016. Crystal has developed leadership and managerial skills while serving several years within the business industry in St. Louis, MO and in the U.S. Army. She intends to use her training and educational experiences to position herself to make in difference in the lives of individuals and families addressing personal development issues such as self-esteem, self-efficacy, and problem solving.  Her research interest includes systemic racism and its impact on personal growth and development. Crystal currently works as Social Worker helping to improve life for older adults and their families as they navigate the dynamics of aging.

Downloads

Publicado

2018-07-10

Como Citar

Coker, A. D., Martin, C., Culver, J., & Johnson, C. J. (2018). O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO E DE LIDERANÇA DAS MULHERES NEGRAS NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO AUTOETNOGRÁFICO. Periferia, 10(2), 44–66. https://doi.org/10.12957/periferia.2018.33714