CONTORNOS DA EDUCAÇÃO FEMININA: A PROPOSTA EDUCATIVA DO EDUCANDÁRIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE, 1925-1930

Autores

  • Alexandre Neto UERJ/FEBEF
  • Dayse Hora Universidade Católica de Petrópolis - UCP

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2018.33532

Palavras-chave:

educação feminina, currículo, educandário Nossa Senhora da Piedade, primeira república, Paraíba do Sul

Resumo

Nosso texto intenciona abordar a proposta educativa do Educandário Nossa Senhora da Piedade em Paraíba do Sul, apresentando as especificidades da educação feminina expressa no currículo da instituição. Utilizamos como fonte documental de pesquisa o Testamento da condessa do Rio Novo. Esse documento é pouco usado em estudos no campo da Educação. Por meio dele conseguimos trazer à tona a criação da instituição escolar. Dialogaremos com os autores do campo do currículo, tais como: Zotti (2004), Moreira e Tadeu (2013) para discutir o currículo na Primeira República, corte temporal eleito por nós, nesse trabalho. Para compreender a questão de gênero são importantes as contribuições de Perrot (2005), Del Priore (2007), Louro (2008) e Flexor (2009). No campo da História da Educação, os autores com os quais conversaremos são: Gondra e Schueler (2008) e por fim Hilsdorf (2007), para compreender a ação do Estado em favor da infância pobre.

Biografia do Autor

Alexandre Neto, UERJ/FEBEF

Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação, Comunicação e Periferias Urbanas

Dayse Hora, Universidade Católica de Petrópolis - UCP

Professora do Programa de Pós-Grduação em Educação

Downloads

Publicado

2018-07-10

Como Citar

Neto, A., & Hora, D. (2018). CONTORNOS DA EDUCAÇÃO FEMININA: A PROPOSTA EDUCATIVA DO EDUCANDÁRIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE, 1925-1930. Periferia, 10(2), 158–180. https://doi.org/10.12957/periferia.2018.33532