ENTREVISTA: O PROTAGONISMO DE MULHERES NEGRAS NA CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO, SP.

Autores

  • Maria Helena Ramos de Oliveira Casa da Mulher
  • Adria Maria Bezerra Ferreira
  • Maria Elisabeth Rosa dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2018.33393

Palavras-chave:

movimento negro, movimento de mulheres, sarau preto

Resumo

A entrevista foca duas mulheres líderes em educação, que atuam na organização não governamental Casa da Mulher – Associação de Estudo e Pesquisa de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo.  São elas: Adria Maria Bezerra Ferreira, professora aposentada, atual presidenta da Casa da Mulher, professora, sambista e ativista do Movimento Negro. Maria Helena Ramos de Oliveira, artista plástica, mestre em Arte afro-latinoamericana e caribenha pelo Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo, escritora e poeta. Aos 75 anos de vida, Maria Helena Ramos de Oliveira e Adria Maria Bezerra Ferreira permanecem no cenário cultural de Ribeirão Preto produzindo narrativas, que não se restringem ao contexto local, pois há décadas participam da organização e lutas dos movimentos Negro e o de Mulheres. São educadoras culturais que vivenciam as intersecções de classe, raça-etnia, gênero e principalmente geração, pois participam com a juventude negra da mobilização poética contemporânea nos encontros do Sarau Preto. A entrevistadora é Maria Elisabeth Rosa dos Santos, pedagoga, supervisora da Secretaria Municipal de Educação de Mauá, São Paulo e membro WLE desde 2013, quando representou o Brasil na 4th WLE Conference, em Apam, Gana, África. A conversa aproxima duas cidades do estado de São Paulo, Ribeirão Preto, conhecida como a California brasileira e Mauá, município da região metropolitana, que recebeu em 2013 o selo de cidade Educadora da UNESCO.

Biografia do Autor

Maria Helena Ramos de Oliveira, Casa da Mulher

O presente trabalho tem como tema a Mulher Negra na Educação Não Formal no interior do Estado de São Paulo. Nosso objetivo é estudar e apresentar a Trajetória dessas mulheres para conseguir e obter conhecimentos e espaço na sociedade. A metodologia utilizada foi a pesquisa teórica (revisando a literatura negra, dados IBGE e IPEA) e também a pesquisa de campo realizada através de depoimento de mulheres negras, participantes do Sarau Preto – (Movimento Literário da Periferia de Ribeirão Preto) . A pesquisa por um lado nos revelou a evidencia secular de uma sociedade preconceituosa e racista, por outro lado, mostrou mulheres que lutam e conseguem entrar no mercado de trabalho e ao mesmo tempo dar visibilidade a sua produção literária e artística. Uma luta ferrenha que tem continuidade no dia a dia compensada por grandes conquistas, premiadas pela inclusão em espaços antes não ocupados pela população advinda da periferia, em sua maioria descendenes de africanos escravisados por mais de tres séculos em um sistema escravista e libertos por uma pseudo abolição que os deixou desabrigados e desamparados para seguirem suas vidas  a merce da sorte, por sua conta e risco.

Downloads

Publicado

2018-07-10

Como Citar

de Oliveira, M. H. R., Ferreira, A. M. B., & Santos, M. E. R. dos. (2018). ENTREVISTA: O PROTAGONISMO DE MULHERES NEGRAS NA CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO, SP. Periferia, 10(2), 231–238. https://doi.org/10.12957/periferia.2018.33393