CANDOMBLÉ E AS DUAS DIÁSPORAS DO POVO NEGRO: O PAIS MÍTICO E A INVASÃO DA INTOLERANCIA

Autores

  • Alisson Araujo de Almeida Paris 8

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2018.31539

Palavras-chave:

Candomblé - diaspora - mestiçagem - intolerância - alteridades

Resumo

Este artigo versa sobre a potência criativa da mestiçagem realizada pelos afros-brasileiros na criação de um país mítico. Resultado da diaspora no novo mundo, o Candomblé é a unidade nas diferenças, onde o acesso aos ancestrais permite a expressão das alteridades. Contudo, as imposições de visão de cultos aos ancestrais tem gerado uma evasão no Candomblé e um aumento

Biografia do Autor

Alisson Araujo de Almeida, Paris 8

Diretor, dramaturgo, professor de teatro e adepto do Candomblé. Doutorando em Esthétique, sciences et technologies des arts, spécialité théâtre et danse, na linha de Ethnoscenologie, pela Universidade Paris 8 - Vincennes - Saint-Denis. Bolsista de doutorado pleno no exterior financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

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Publicado

2018-04-12

Como Citar

Almeida, A. A. de. (2018). CANDOMBLÉ E AS DUAS DIÁSPORAS DO POVO NEGRO: O PAIS MÍTICO E A INVASÃO DA INTOLERANCIA. Periferia, 10(1), 213–228. https://doi.org/10.12957/periferia.2018.31539