DEUS E O DIABO NA PRATELEIRA DO MERCADO: REFLEXÕES E NARRATIVAS DE UM RACISMO RELIGIOSO VIGENTE

Autores

  • Marcos Eduardo Leandro Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ)
  • Lúcio Bernard Sanfilippo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2018.31449

Palavras-chave:

Racismo religioso. Ensino religioso. Crianças de terreiro. Religião de matriz africana. Candomblé.

Resumo

No primeiro semestre do ano de 2017, testemunhamos uma crescente onda de violência se abatendo sobre terreiros de candomblé por todo o Brasil, mais ainda em Nova Iguaçu, cidade da Baixada Fluminense, na periferia do Rio de Janeiro. Os autodenominados traficantes de Cristo, cientes da impunidade, invadiram, depredaram terreiros e agrediram sacerdotes e sacerdotisas em suas comunidades tradicionais de matrizes africanas. Analisando fatores históricos – pois que esses fatos sempre estiveram presentes nos cotidianos dos cultos afro-brasileiros, a trajetória do racismo religioso e o crescimento das igrejas neopentecostais em todo país, refletimos sobre essa violência e suas implicações nos contextos políticos e culturais da atual conjuntura. De acordo com as narrativas que levam à demonização das religiões de matriz africana, onde se prega que "a Umbanda, Quimbanda, Candomblé e o espiritismo de um modo geral, são os principais canais de atuação dos demônios, principalmente em nossa pátria" (Macedo, 1987, p. 113), presenciamos um projeto de poder político-institucional que viola direitos humanos e constitucionais, além de estarem alinhados a setores conservadores e obscurantistas da sociedade.

Biografia do Autor

Marcos Eduardo Leandro, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ)

Ator e Professor de Artes Cênicas na SME (Secretaria Municipal de Educação do RJ) e na SEEDUC (Secretaria de Estado de Educação do RJ). Formado em licenciatura em artes cênicas pela UNIRIO, com atuação no Núcleo de Estudos das Performances Afro-Ameríndias (NEPAA). Bolsista no Summer Course Tisch School - NYU (New York University): “Performance e Política no Peru”, em Lima (2017). Colaborador no NEAB-LEAFRO (UFRRJ).

Mestre e doutorando em educação, pela UERJ. Participa do Grupo de Pesquisa Kékéré, coordenado pela Profª Drª Stela Caputo, onde pesquisamos o protagonismo de crianças nos terreiros de Candomblé (Jeje-nagô e Bantu).

Lúcio Bernard Sanfilippo, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ)

Doutorando Proped Uerj, grupo de pesquisa Kékeré

Downloads

Publicado

2018-04-12

Como Citar

Leandro, M. E., & Sanfilippo, L. B. (2018). DEUS E O DIABO NA PRATELEIRA DO MERCADO: REFLEXÕES E NARRATIVAS DE UM RACISMO RELIGIOSO VIGENTE. Periferia, 10(1), 89–99. https://doi.org/10.12957/periferia.2018.31449