AUDIOVISUALIDADES E PRODUÇÃO SOCIAL DAS MASCULINIDADES: GÊNEROS-CORPOS-SEXUALIDADES ENCENADAS NOS COTIDIANOS DAS SALAS DE AULA

Autores

  • Leonardo Nolasco-Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Bruno Rossato Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro; Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2017.29791

Palavras-chave:

masculinidades, audiovisualidades, cotidiano escolar

Resumo

DOI: 10.12957/periferia.2017.29791

Neste texto pensamos a potência das audiovisualidades como dispositivos pedagógicos atuantes no dentrofora[1] das salas de aula. Partimos da compreensão que a formação se dá em redes de significação e subjetividades, não redutíveis à experiência escolar/acadêmica. Como recorte, discutiremos as apropriações que os praticantes das nossas salas de aula fazem dos personagens-heróis de desenhos animados e de uma série de TV, concebendo o audiovisual como tecnologia social participante da produção simbólica dos corpos e dos comportamentos. Estas narrativas – que são disparadoras de subjetivação – servirão de linha para os nossos pespontos teóricos sobre a construção social das masculinidades, tema que atravessa os cotidianos da educação formal ainda de maneira muito tímida. De que modo as encenações do masculino presentes nessas produções atravessam os estudantes e potencializam discursos sobre as masculinidades? Que pistas o consumo destes audiovisuais oferecem para pensarmos juntos as (des)construções de gênero nos cotidianos da escola e da universidade? Como esses disparadores e as conversas tecidas a partir deles nos ajudam a pensar o currículo?


[1] Na tendência de pesquisa em Educação conhecida como Pesquisas nos/dos/com os Cotidianos, a qual nos filiamos, grafamos algumas palavras juntas para afirmar a complexidade dos conhecimentos e modos de conhecer tecidos com as práticas, a qual não pode ser expressa por meio das dicotomias inventadas com a narrativa científica que se tornou hegemônica na modernidade histórica.

 

Biografia do Autor

Leonardo Nolasco-Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bruno Rossato, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro; Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

Mestre em Educação pelo Programa de pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPed/UERJ), membro do Grupo de Pesquisa: Currículos, Narrativas Audiovisuais e Diferença (CUNADI/ ProPed/ Cnpq). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Gama Filho (2009), especialização em Administração e Planejamento da Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013) e aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal Fluminense (2014). Atualmente é Professor de Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e Tutor à Distância pela Fundação Cecierj. Tem experiência na área de Educação, interessando-se pelos temas: Infância; Cotidianos; Currículos, Aprendizagens, Gênero e Sexualidade.

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Publicado

2017-11-14

Como Citar

Nolasco-Silva, L., & Rossato, B. (2017). AUDIOVISUALIDADES E PRODUÇÃO SOCIAL DAS MASCULINIDADES: GÊNEROS-CORPOS-SEXUALIDADES ENCENADAS NOS COTIDIANOS DAS SALAS DE AULA. Periferia, 9(2), 101–120. https://doi.org/10.12957/periferia.2017.29791