DIÁLOGOS TÔNICOS COM CRIANÇAS SURDAS A PARTIR DE PRÁTICAS PSICOMOTORAS

Autores

  • Katia Bizzo Schaefer Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2017.29028

Palavras-chave:

diálogos tônicos, crianças, surdez, psicomotricidade, filosofia nietzschiana

Resumo

DOI: 10.12957/periferia.2017.29028

O presente artigo tem a pretensão de convidar o leitor a refletir sobre os diálogos tônicos que ocorrem com crianças surdas no contexto da Educação Infantil, especificamente no Instituto Nacional de Educação de Surdos, localizado no Rio de Janeiro. Pelo olhar da Psicomotricidade, dos estudos sobre surdez e da filosofia nietzschiana que aborda o corpo como vontade de potência, são apresentados recortes de uma pesquisa de campo com crianças que possibilitam ampliar as reflexões e repensar as práticas e os diálogos estabelecidos com crianças surdas através de seus corpos: o que se evidencia, o que se aprisiona e o que se potencializa? Como olhar para as crianças surdas em suas potencialidades a partir dos diálogos tônicos estabelecidos? Como empoderá-las diante de uma sociedade que não reconhece o valor dos sujeitos surdos? A Psicomotricidade traz possibilidades de desenvolver outras formas potentes não só de comunicação, mas também de atuação e apreensão do mundo em que vivem. Através de uma educação psicomotora, é possível perceber o corpo como fio condutor de todo esse processo e as crianças são convidadas a perceberem seus corpos pela saúde e pela sua força. A deficiência é afirmada, mas se torna algo menor diante de tantas possibilidades vitais, potentes e relacionais.

 

Biografia do Autor

Katia Bizzo Schaefer, Colégio Pedro II

Doutora em Educação (UERJ, 2014), professora de Educação Infantil do Colégio Pedro II, atualmente na função de Coordenadora Adjunta Pedagógica do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo do Colégio Pedro II – Rio de Janeiro/RJ – Brasil

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

Schaefer, K. B. (2017). DIÁLOGOS TÔNICOS COM CRIANÇAS SURDAS A PARTIR DE PRÁTICAS PSICOMOTORAS. Periferia, 9(1), 178–198. https://doi.org/10.12957/periferia.2017.29028