A EDUCAÇÃO DE SURDOS EM DUQUE DE CAXIAS: MARCOS HISTÓRICOS

Autores

  • Hector Renan da Silveira Calixto Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Amélia Escotto do Amaral Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2016.27913

Palavras-chave:

alunos com deficiência, educação especial, educação de surdos, Duque de Caxias

Resumo

DOI: 10.12957/periferia.2016.27913

Este texto aborda, a partir de uma perspectiva histórica, a educação de surdos no município de Duque de Caxias, RJ, especialmente em termos do atendimento educacional voltado para esse público. Tem-se como objetivo analisar o processo de constituição da educação de surdos em Duque de Caxias e específicos: apresentar os principais marcos da educação especial; apontar as legislações e políticas nacionais da educação especial e educação de surdos; e descrever o processo de organização da educação de surdos no município. Como metodologia usa-se análise documental e estudo bibliográfico com base em documentos oficiais nacionais e internacionais e documentos referentes à educação de surdos específicos de Duque de Caxias. Conclui-se que Duque de Caxias apresenta uma organização da educação de surdos que se preocupa em seguir os preceitos presentes nos documentos norteadores da educação especial na esfera internacional e, no âmbito nacional, cumpre as determinações legais e aplica as políticas voltadas para o atendimento de alunos surdos.

Biografia do Autor

Hector Renan da Silveira Calixto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Auxiliar da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense – FEBF/UERJ. Especialista em Libras e em Docência no Ensino Superior. Licenciado em Pedagogia e Bacharel em Sistemas de Informação Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

Amélia Escotto do Amaral Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FEBF). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC/FEBF/UERJ).

Downloads

Publicado

2017-03-27

Como Citar

Calixto, H. R. da S., & Ribeiro, A. E. do A. (2017). A EDUCAÇÃO DE SURDOS EM DUQUE DE CAXIAS: MARCOS HISTÓRICOS. Periferia, 8(2), 45–65. https://doi.org/10.12957/periferia.2016.27913