POR UMA EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICA NO ENSINO MÉDIO EM MACAPÁ

Autores

  • Mayê Guedes Dantas Centro de Ensino Superior do Amapá – CEAP
  • Fátima Lucia Carrera Guedes Dantas Universidade Federal do Amapá
  • Mesaque da Silva Correia Instituto Federal de Educação do Amapá – IFAP

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2016.27742

Palavras-chave:

educação física crítica, ensino médio, desmotivação nas aulas

Resumo

DOI: 10.12957/periferia.2016.27742

Este trabalho é assentado no resultado de uma pesquisa que visou responder o porquê da desmotivação dos alunos nas aulas de Educação Física do Ensino Médio em Macapá. O resultado demonstra que o problema se fundamenta em questões históricas e ligadas ao sistema educacional dentro de um contexto maior: a sociedade capitalista moderna com todo seu aparato sistêmico. Historicamente, a Educação Física foi baseada numa concepção militarista espartana de adestramento de seres imperfeitos e, tal legado influenciou os rumos da educação nessa área. Atualmente, a instituição do esporte, via influência midiática, tenta sobrepor-se à educação escolar, mas esta a desafia e se contrapõe propondo uma educação física sem práticas repetitivas, ideologizadas no esporte e destituída de criticidade.

 

Biografia do Autor

Mayê Guedes Dantas, Centro de Ensino Superior do Amapá – CEAP

Graduanda do Curso de Licenciatura Plena em Educação Física no Centro Superior do Amapá – CEAP.

Fátima Lucia Carrera Guedes Dantas, Universidade Federal do Amapá

Docente vinculada ao Curso de Ciencias Sociais da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Mesaque da Silva Correia, Instituto Federal de Educação do Amapá – IFAP

Pos-doutorando em Educação pela UNINOVE; Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu/SP; Licenciado em Educação Física pelo CEAP-AP; Bacharel em Ciências Sociais pela UNIFAP; Pedagogo pelo IESAP-AP. Atualmente professor do Instituto Federal de Educação do Amapá – IFAP.

Downloads

Publicado

2017-03-27

Como Citar

Dantas, M. G., Guedes Dantas, F. L. C., & Correia, M. da S. (2017). POR UMA EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICA NO ENSINO MÉDIO EM MACAPÁ. Periferia, 8(2), 92–107. https://doi.org/10.12957/periferia.2016.27742