CONHECENDO O CRIAAD DE NOVA IGUAÇU, SEUS SUJEITOS E SUAS TENSÕES RACIAIS

Autores

  • Priscila Duarte dos Reis Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2016.27718

Palavras-chave:

socioeducação, sujeitos, Baixada Fluminense, relações étnico-raciais

Resumo

DOI: 10.12957/periferia.2016.27718

Este trabalho possui como objetivos, a partir de uma breve exposição e uma análise, apresentar e dar mais visibilidade ao CRIAAD Nova Iguaçu, aos indivíduos que ali se encontram e suas inter-relações, buscando compreender como ocorrem as tensões com motivações raciais nesta unidade e analisar de que forma atuam os agentes públicos responsáveis pelos adolescentes nesta instituição para combater e prevenir tais atitudes. Objetiva, também, mostrar a necessidade de se refletir sobre os termos cidadania e juventude a partir de um referencial de identidade étnico racial. É possível dizer que esta análise é bastante sucinta tendo em vista a riqueza e a quantidade de informações trazidas pelos jovens socioeducandos e agentes públicos quando entrevistados e também quando apenas observados. Para este artigo fiz um recorte com apenas algumas informações, dentre as muitas, obtidas através da observação do campo e de entrevistas realizadas com alguns servidores da unidade em questão.

 

Biografia do Autor

Priscila Duarte dos Reis, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Bacharel em Direito, especialista em História e Cultura Afro brasileira e Africana (UFRRJ), Mestranda em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (UERJ/FEBEF), Chefe do Setor de Promoção de Eventos e Ações Sociais da UFRRJ.

Downloads

Publicado

2017-03-07

Como Citar

dos Reis, P. D. (2017). CONHECENDO O CRIAAD DE NOVA IGUAÇU, SEUS SUJEITOS E SUAS TENSÕES RACIAIS. Periferia, 8(1), 80–105. https://doi.org/10.12957/periferia.2016.27718