A PRODUÇÃO DE POLÍTICAS DE CURRÍCULO PARA GEOGRAFIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: SENTIDOS DOCENTES PARA ALÉM DO MÍNIMO

Autores

  • Phelipe Florez Rodrigues Proped/Uerj, SEEDUC-RJ
  • Hugo Heleno Camilo Costa Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Educação da universidade do Estado do Rio de Janeiro - PROPED/UERJ.

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2016.25741

Palavras-chave:

políticas de currículo, ensino de geografia, currículo mínimo

Resumo

DOI: 10.12957/periferia.2016.25741

Em 2011, a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro divulgou o currículo mínimo, cujas definições tendem a ser interpretadas como excludentes pelos docentes da rede. Diante das tensões envolvidas nas leituras do documento, focalizamos as críticas docentes à proposta curricular, buscando compreender as negociações tramadas na relação com ela. Apoiamo-nos na abordagem ao ciclo de políticas de Ball, tomando-a como instrumento interpretativo à produção política, com vistas aos processos de recontextualização e tradução performados pelos atores envolvidos. Concluímos que o currículo mínimo de Geografia é, simultaneamente, interpretado pelos professores como antagonismo às práticas que defendem e apropriado contextualmente na produção de novos sentidos na política.

Biografia do Autor

Phelipe Florez Rodrigues, Proped/Uerj, SEEDUC-RJ

Graduado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Proped-UERJ). Professor da Seecretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ)

Hugo Heleno Camilo Costa, Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Educação da universidade do Estado do Rio de Janeiro - PROPED/UERJ.

Mestre em educação pelo PROPED/UERJ e doutorando em educação pelo mesmo programa. Professor substituto da Faculdade de Educação da UERJ. Desenvolve pesquisas na área de currículo, voltando-se para os temas: Políticas de Currículo, Ensino de Geografia, Subjetivação política, Pós-estruturalismo.

Downloads

Publicado

2017-03-27

Como Citar

Rodrigues, P. F., & Costa, H. H. C. (2017). A PRODUÇÃO DE POLÍTICAS DE CURRÍCULO PARA GEOGRAFIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: SENTIDOS DOCENTES PARA ALÉM DO MÍNIMO. Periferia, 8(2), 108–126. https://doi.org/10.12957/periferia.2016.25741