IMPRESSOES DERRIDIANAS PARA A INVESTIGAÇÃO DAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO

Autores

  • Camila Costa Gigante
  • Hugo Heleno Camilo Costa Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Educação da universidade do Estado do Rio de Janeiro - PROPED/UERJ.

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2015.25735

Palavras-chave:

políticas de currículo, desconstrução, subjetividade, tradução.

Resumo

DOI: 10.12957/periferia.2015.25735

Pautados em uma perspectiva pós-estrutural de políticas de currículo, buscamos compreender como elementos da obra de Jacques Derrida nos possibilitam investigar discursos que estão sendo produzidos no campo, através de investimentos desconstrucionistas, compreendendo a política como contingente e produzida na indecidibilidade. Por entender o pensamento de Derrida como convite a permanente deslocamento, defendemos a política curricular como texto em produção contínua, como produção discursiva marcada pela tradução desdobrada no diálogo com a alteridade, permeada por uma responsabilidade assumida nas decisões tomadas na política.

Biografia do Autor

Camila Costa Gigante

Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, lotada no Colégio de Aplicação, Mestre pela mesma Universidade e integrante do grupo de pesquisas Currículo, sujeitos, conhecimento e cultura. E-mail: camilagiga@hotmail.com

Hugo Heleno Camilo Costa, Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Educação da universidade do Estado do Rio de Janeiro - PROPED/UERJ.

Mestre em educação pelo PROPED/UERJ e doutorando em educação pelo mesmo programa. Professor substituto da Faculdade de Educação da UERJ. Desenvolve pesquisas na área de currículo, voltando-se para os temas: Políticas de Currículo, Ensino de Geografia, Subjetivação política, Pós-estruturalismo.

Downloads

Publicado

2017-02-10

Como Citar

Gigante, C. C., & Costa, H. H. C. (2017). IMPRESSOES DERRIDIANAS PARA A INVESTIGAÇÃO DAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO. Periferia, 7(2), 81–96. https://doi.org/10.12957/periferia.2015.25735