AS BONECAS KARAJÁ EM AULAS DE CIÊNCIAS: CAMINHOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/08 E DIÁLOGO COM OS DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira
  • Glória Regina Pessôa Campello Queiroz

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2015.21973

Resumo

DOI: 10.12957/periferia.2015.21973

A inserção de temas da cultura indígena está presente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a partir da Lei 11.645 de 2008. Assim, as disciplinas da área científica passam a ser aliadas na busca pela construção de uma Educação que valorize a diversidade cultural brasileira. O presente artigo traz uma possibilidade de implementação da lei 11.645/2008 a partir da construção de uma estratégia didática que envolve os campos de CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e Educação em Artes. Para isso trazemos as bonecas Karajá – típicas de uma etnia da região do Tocantins – e destacamos a importância de pensar uma Educação em Ciências a partir de uma perspectiva de Direitos Humanos, com destaque ao direito indígena de praticar e revitalizar as suas tradições e costumes culturais.

Downloads

Publicado

2016-03-12

Como Citar

Oliveira, R. D. V. L. de, & Queiroz, G. R. P. C. (2016). AS BONECAS KARAJÁ EM AULAS DE CIÊNCIAS: CAMINHOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/08 E DIÁLOGO COM OS DIREITOS HUMANOS. Periferia, 7(1), 107–125. https://doi.org/10.12957/periferia.2015.21973