FORMAÇÃO CONTINUADA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELÉM: O PROJETO EXPERTISE EM ALFABETIZAÇÃO SOB O “OLHAR” DOS PROFESSORES

Autores

  • Mary Jose Almeida Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Ney Cristina Monteiro de Oliveira Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2015.20047

Palavras-chave:

formação continuada, professores, alfabetização.

Resumo

DOI: 10.12957/periferia.2015.20047

O artigo teve como objetivo analisar o Projeto Expertise em Alfabetização, que compõe uma das ações da política de formação continuada da secretaria municipal de Educação de Belém. De forma, mais específica analisamos a relevância desse projeto de formação para o trabalho dos professores alfabetizadores, percebendo a lógica de resultados de desempenho e as exigências do cumprimento de metas. Como base metodológica utilizamos a abordagem de pesquisa qualitativa, e como instrumentos de coletas de dados a entrevista semiestruturada. Os dados foram organizados em categorias interpretativas e com base na análise de discurso. Constatamos, nas falas dos professores que a formação do Projeto Expertise tem atribuído responsabilidades, para além das condições de trabalho disponibilizadas pela secretaria de educação.

Biografia do Autor

Mary Jose Almeida Pereira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Mestre em Educação pelo Programa de Pòs Graduação em Educação­ PPGED da Universidade Federal do Pará. Linha de pesquisa: Políticas Públicas Educacionais. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2004) e Pós graduação em Metodologia da Pesquisa Científica pela Universidade Estadual do Pará. Tem experiência na área de Educação Básica e Superior, com ênfase em metodologia da Pesquisa.

Ney Cristina Monteiro de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Professora
Associado III da Universidade Federal do Pará na graduação e na Programa de Pós Graduação em
Educação- PPGED.

Downloads

Publicado

2017-02-10

Como Citar

Pereira, M. J. A., & de Oliveira, N. C. M. (2017). FORMAÇÃO CONTINUADA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELÉM: O PROJETO EXPERTISE EM ALFABETIZAÇÃO SOB O “OLHAR” DOS PROFESSORES. Periferia, 7(2), 59–80. https://doi.org/10.12957/periferia.2015.20047