O PRÉ-VESTIBULAR PARA NEGROS E CARENTES (PVNC) E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICA

Autores

  • Vanessa Silveira de Brito Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2018.18968

Palavras-chave:

pre-college for blacks and needy, ethnic identity, higher education

Resumo

O artigo teve como objetivo investigar a relação entre a experiência no PVNC e na universidade e a construção de uma identidade étnica específica, a identidade de negro num grupo de egressos do Pré-Vestibular para Negros e Carentes. A partir do estudo, identificamos na trajetória e no discurso dos sujeitos a influência de seu percurso na construção da identidade de negro. A vivência no PVNC influenciou na construção da identidade étnica dos entrevistados e colaborou para que os mesmos tivessem algum sentimento de pertencimento ao grupo.

Biografia do Autor

Vanessa Silveira de Brito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui Bacharelado e Formação de Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Especialista em Psicologia Jurídica pela Universidade doEstado do Rio de Janeiro (2009). Mestre em Educação, Comunicação e Cultura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é psicóloga da Prefeitura Municipal de Itaguaí, pesquisador associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e psicóloga da Prefeitura Municipal de São João de Meriti. Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdade, mobilidade social, violências e educação.

Downloads

Publicado

2018-07-10

Como Citar

de Brito, V. S. (2018). O PRÉ-VESTIBULAR PARA NEGROS E CARENTES (PVNC) E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICA. Periferia, 10(2), 278–301. https://doi.org/10.12957/periferia.2018.18968