ACCOUNTABILITY E EDUCAÇÃO BÁSICA NA REDE MUNICIPAL CARIOCA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Virgínia Louzada Instituto Benjamin Constant

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2014.17267

Palavras-chave:

accountability, avaliação externa, qualidade.

Resumo

Virgínia Louzada

DOI: 10.12957/periferia.2014.17267

Busco, neste artigo, discutir o processo de avaliação instituído na educação básica da rede pública municipal do Rio de Janeiro. Tendo como referência os estudos sobre a avaliação, utilizo o conceito de accountability para problematizar as concepções de eficiência e qualidade que orientam as políticas e as práticas pedagógicas. Entendo que o pano de fundo de tais políticas objetiva melhorar os indicadores nas avaliações externas e em larga escala a que os/as alunos/as serão submetidos em toda a escola básica e nos anos posteriores, avaliações estas realizadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME/Rio) e pelo governo federal. Tal contexto visa a melhoria de indicadores em avaliações nacionais e internacionais, como o PISA.

 

Downloads

Publicado

2015-07-07

Como Citar

Louzada, V. (2015). ACCOUNTABILITY E EDUCAÇÃO BÁSICA NA REDE MUNICIPAL CARIOCA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO. Periferia, 6(2), 41–57. https://doi.org/10.12957/periferia.2014.17267