ACCOUNTABILITY E EDUCAÇÃO BÁSICA NA REDE MUNICIPAL CARIOCA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO

Virgínia Louzada

Resumo


Virgínia Louzada

DOI: 10.12957/periferia.2014.17267

Busco, neste artigo, discutir o processo de avaliação instituído na educação básica da rede pública municipal do Rio de Janeiro. Tendo como referência os estudos sobre a avaliação, utilizo o conceito de accountability para problematizar as concepções de eficiência e qualidade que orientam as políticas e as práticas pedagógicas. Entendo que o pano de fundo de tais políticas objetiva melhorar os indicadores nas avaliações externas e em larga escala a que os/as alunos/as serão submetidos em toda a escola básica e nos anos posteriores, avaliações estas realizadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME/Rio) e pelo governo federal. Tal contexto visa a melhoria de indicadores em avaliações nacionais e internacionais, como o PISA.

 


Palavras-chave


accountability; avaliação externa; qualidade.

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DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2014.17267

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Revista Periferia, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas – PPGECC/UERJ - ISSN: 1984-9540