CENTRO EDUCACIONAL DE NITERÓI: TRAJETÓRIAS E HISTÓRIAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2014.17264Palavras-chave:
História da educação, memória institucional, história escolarResumo
Ana Cristina Menegaz dos Santos Carpi, Jacqueline de Fatima dos Santos Morais
DOI: 10.12957/periferia.2014.17264Este trabalho é um recorte de dissertação de mestrado, defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que se refere ao percurso histórico do Centro Educacional de Niterói (CEN). Privilegiamos aqui o “Projeto Político Pedagógico” como fonte documental primária a fim de compreendermos a história desta instituição de ensino. A trajetória singular e imbricada por acontecimentos no campo educativo de caráter nacional permitem afirmar que a criação desta escola está relacionada à luta maior pela hegemonia no campo educacional de modelos pedagógicos e administrativos ligados à Escola Nova.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).