CENTRO EDUCACIONAL DE NITERÓI: TRAJETÓRIAS E HISTÓRIAS

Autores

  • Ana Cristina Menegaz dos Santos Carpi Colégio Pedro II
  • Jacqueline de Fatima dos Santos Morais Uerj

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2014.17264

Palavras-chave:

História da educação, memória institucional, história escolar

Resumo

Ana Cristina Menegaz dos Santos Carpi, Jacqueline de Fatima dos Santos Morais

DOI: 10.12957/periferia.2014.17264

Este trabalho é um recorte de dissertação de mestrado, defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que se refere ao percurso histórico do Centro Educacional de Niterói (CEN). Privilegiamos aqui o “Projeto Político Pedagógico” como fonte documental primária a fim de compreendermos a história desta instituição de ensino. A trajetória singular e imbricada por acontecimentos no campo educativo de caráter nacional permitem afirmar que a criação desta escola está relacionada à luta maior pela hegemonia no campo educacional de modelos pedagógicos e administrativos ligados à Escola Nova.

Downloads

Publicado

2015-07-07

Como Citar

Carpi, A. C. M. dos S., & Morais, J. de F. dos S. (2015). CENTRO EDUCACIONAL DE NITERÓI: TRAJETÓRIAS E HISTÓRIAS. Periferia, 6(2), 5–17. https://doi.org/10.12957/periferia.2014.17264