PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONSCIENTIZAÇÃO OU CONVERSÃO?
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2014.17252Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, práticas docentes, conscientizaçãoResumo
Marta Ferreira
DOI: 10.12957/periferia.2014.17248O presente artigo pretende estabelecer o debate das possibilidades de práticas docentes comprometidas com a transformação das relações educativas e societárias em espaços formais de escolarização para jovens e adultos trabalhadores. Esse esforço e esse compromisso político, por parte dos docentes, estão fortemente vinculados ao pensamento freiriano e aos pressupostos da Educação Popular. O debate será estabelecido a partir da categoria conscientização, em diálogo com autores de matrizes crítica e conservadora, a saber: Paulo Freire, Miguel Arroyo, Marilena Chauí, Giovanni Semeraro, Hugo Lovisolo e Hannah Arendt. Procura-se, assim, problematizar, a partir de tal categoria, os caminhos metodológicos e políticos de uma educação de jovens e adultos comprometida com a emancipação de seus alunos e com a transformação societária, entendendo, portanto, que tais ações se consubstanciam na atualização/radicalização dos pressupostos da Educação Popular em processos formais de escolarização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).