CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA BAIXADA FLUMINENSE: PESQUISA E ENSINO

Autores

  • Eliana Laurentino Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2014.17245

Palavras-chave:

Pesquisa, ensino, patrimônio, cultura afro-brasileira, Baixada Fluminense.

Resumo

Eliana Laurentino

DOI: 10.12957/periferia.2014.17245

O artigo propõe pensar as referências sócio-históricas como um lugar de pesquisa e ensino nas escolas da rede pública da Baixada Fluminense, a partir do curso “Patrimônio, Memória e Cultura Afro-brasileira na Baixada Fluminense”. Por meio de um breve levantamento bibliográfico, foi possível observar que atualmente há uma grande quantidade de livros, dissertações e teses sobre a História da África e do negro no Brasil. Destaca-se que, nas últimas décadas, um movimento acadêmico sobre a temática da Baixada Fluminense gerou significativa produção historiográfica sobre a região. Entretanto, percebe-se que os avanços historiográficos repercutiram de forma limitada fora dos circuitos de especialistas e que isso tem impactado na produção de material didático e, consequentemente, na simplificação dos debates.

Downloads

Publicado

2015-07-07

Como Citar

Laurentino, E. (2015). CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA BAIXADA FLUMINENSE: PESQUISA E ENSINO. Periferia, 6(1), 62–74. https://doi.org/10.12957/periferia.2014.17245