EM BUSCA DA HISTORICIDADE DO MUNICÍPIO DE QUEIMADOS: EXPERIÊNCIAS POSSÍVEIS ENTRE A HISTÓRIA PÚBLICA E O ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • Claudia Patrícia de Oliveira Costa Correio Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2014.17236

Resumo

Claudia Patrícia de Oliveira Costa Correio

DOI: 10.12957/periferia.2014.17236

Durante as entrevistas realizadas junto à população queimadense entre os anos de 2009 e 2013, identificamos significativo desconforto revelado diante do desenvolvimento da cidade. Tal desconforto expressou-se, na fala dos entrevistados, a partir do crescente interesse dos depoentes em compartilhar suas memórias, registrando-as como "uma resposta ou reação, diante das mudanças rápidas e de uma vida sem âncoras ou raízes" (JELIN, 2002, p. 9). Nesse sentido, constatamos que a preocupação de muitos queimadenses, especialmente aqueles cujas trajetórias de vida se caracterizaram pela maior atuação na esfera pública, introduz questões como a importância das memórias para a escrita e o ensino de História, sua divulgação, a patrimonialização cultural e a dívida do presente com o passado.
Palavras-chave: Ensino de História; história pública; memória; Queimados

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Publicado

2015-07-07

Como Citar

Correio, C. P. de O. C. (2015). EM BUSCA DA HISTORICIDADE DO MUNICÍPIO DE QUEIMADOS: EXPERIÊNCIAS POSSÍVEIS ENTRE A HISTÓRIA PÚBLICA E O ENSINO DE HISTÓRIA. Periferia, 6(1), 7–19. https://doi.org/10.12957/periferia.2014.17236