SENTIDOS POLÍTICOS NAS POLÍTICAS CURRICULARES
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2013.15320Palavras-chave:
Política de currículo, sentidos políticos, políticas públicas.Resumo
Éderson Andrade, Jorcelina Elizabeth Fernandes
DOI: 10.12957/periferia.2013.15320Neste artigo discutimos a importância de pensar e analisar as políticas de currículo a partir dos seus sentidos políticos. Sinalizamos que a articulação entre os dois sentidos se torna potente para os estudos curriculares, uma vez que permite a descentralização de poder na constituição de políticas públicas. A partir das discussões travadas por Chantal Mouffe acerca dos sentidos de negociações entre os sujeitos no nível ôntico e ontológico, da visão agonista e antagonista, argumentamos a necessidade de uma leitura das políticas curriculares como cenários de disputas em que os consensos são sempre conflituosos. Dessa forma, entendemos que a política curricular sempre está em um processo de porvir, e não uma fixação a ser reproduzida, um ato eminentemente político.
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