Pesquisa


 
Edição Título
 
n. 15 (2019): EDUCAÇÃO E LINGUAGEM NA SOCIEDADE DIGITAL: CRÍTICA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS “ELES COMENÇAM SANGUEAR”: TRANSLINGUAGEM COMO PRÁTICA CRIATIVA E DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA / “Eles començam sanguear”: Translanguaging as a creative practice and construction of knowledge in Portuguese as a foreign language Resumo  PDF
Giovana Nicolini Milozo, Sandra Regina Buttros Gattolin
 
n. 12 (2018): Pensares surdos: estudos na área de Letras PRÁTICAS COLABORATIVAS DESENVOLVIDAS PELO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA E O INTÉRPRETE EDUCACIONAL / Collaborative practices developed by a portuguese teacher and an educational interpreter Resumo  PDF
Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros, Jackeline Pinheiro da Fonseca Ribeiro
 
n. 24 (2022): Dossiê "20 anos da Lei 10.639/2003 e o ensino das Literaturas de Língua Portuguesa" LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES / Portuguese Language and afro-brazilian literature african literatures: reading and reader training Resumo  PDF
Norma Sueli Rosa Lima, Sandra Regina Brito Curvelo
 
n. 12 (2018): Pensares surdos: estudos na área de Letras PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS SURDOS INCLUÍDOS NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO / Written texts of included high-school deaf students: a case study Resumo  PDF
Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz, Leila Lopes Gouveia
 
n. 27 (2023): DOSSIÊ 27 - ENTRELAÇAMENTOS CRÍTICOS NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA / CRITICAL ENTANGLEMENTS IN LANGUAGE EDUCATION ÁRVORES, FAMÍLIAS, RUAS, RIOS, FLORESTAS E PRAÇAS NO MUSEU DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENTRELAÇAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS / Trees, families, streets, rivers, forests and public squares in the museum of portuguese language: epistemological entanglements Resumo  PDF
Souzana Mizan, Daniel de Mello Ferraz
 
n. 14 (2019): LINGUAGEM, INTERAÇÃO E ENSINO/APRENDIZAGEM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS: SABERES-FAZERES DA PRÁTICA DOCENTE / Teachers’ training of Portuguese language as L2 to deaf people: teaching practice concepts Resumo  PDF
Luciane Ferreira Bomfim, Claudia Paranhos de Jesus Portela, Dídima Melo Andrade
 
n. 26 (2022): DOSSIÊ 26 - ENSINO DE PORTUGUÊS: DA LÍNGUA MATERNA À LÍNGUA NÃO MATERNA / PORTUGUESE TEACHING: FROM MOTHER LANGUAGE TO NON-MOTHER LANGUAGE VARIAÇÃO E PRECONCEITO LINGUÍSTICO: CURADORIA E ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PROEJA / Language variation and prejudice: curatorship and development of didactic material for teaching Portuguese at PROEJA Resumo  PDF
Rosana da Silva Sauner Clesar, Moara Zambonim Rossi dos Santos, Carolina Maria Cardoso Pilati, Cristiane Dall' Cortivo Lebler
 
n. 24 (2022): Dossiê "20 anos da Lei 10.639/2003 e o ensino das Literaturas de Língua Portuguesa" DO ENSINO BÁSICO AO STRICTO SENSU: UM RELATO DA PESQUISA E ENSINO NO NORTE DE MATO GROSSO EM CONSONÂNCIA COM LEI 10.639/2003 / From basic education to stricto sensu: a report of research and teaching in North of Mato Grosso in accordance with 10.639/2003 law Resumo  PDF
Antonio Aparecido Mantovani, Genivaldo Rodrigues Sobrinho
 
n. 21 (2021): Dossiê: Ensino de Língua Portuguesa: pesquisas e práticas O ENSINO DOS MODOS DE ORGANIZAÇÃO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR / The organization modes teaching in the National Common Curriculum Base Resumo  PDF
Marcela Martins de Melo Fraguas
 
n. 13 (2018): PRÁTICAS DE LINGUAGEM E ENSINO: LÍNGUAS, LITERATURAS E OUTROS CAMPOS DO SABER A CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA DA ATIVIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE UM APP SOBRE O GÊNERO RESENHA DE FILME NO PROFLETRAS / The contribution of the theory of the activity for the construction of an app on the genre film review in the PROFLETRAS Resumo  PDF
Claudia Valéria Doná Hila, Vinicius da Silva Zacarias
 
n. 16 (2019): ENSINO DE LITERATURAS: ABORDAGENS E TRAVESSIAS A FORMAÇÃO LITERÁRIA E A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI / Literary training and the perspective of education in the 21st century Resumo  PDF
Flavia Vieira da Silva do Amparo, Esther Zanelli Miranda
 
n. 26 (2022): DOSSIÊ 26 - ENSINO DE PORTUGUÊS: DA LÍNGUA MATERNA À LÍNGUA NÃO MATERNA / PORTUGUESE TEACHING: FROM MOTHER LANGUAGE TO NON-MOTHER LANGUAGE VIAJANDO NA COLÔNIA: PERSPECTIVAS DECOLONIAIS NA ANÁLISE DE UMA UNIDADE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA / Travelling in the colony: decolonial perspectives in the analysis of a unit of a Portuguese Language textbook Resumo  PDF
Marcia Lisbôa Costa de Oliveira, Marcela Martins de Melo Fraguas, Alana dos Santos Mariano
 
n. 26 (2022): DOSSIÊ 26 - ENSINO DE PORTUGUÊS: DA LÍNGUA MATERNA À LÍNGUA NÃO MATERNA / PORTUGUESE TEACHING: FROM MOTHER LANGUAGE TO NON-MOTHER LANGUAGE ITINERÁRIOS DO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA: NO BRASIL E EM PORTUGAL / Mother language teaching itineraries: in Brazil and in Portugal Resumo  PDF
Isabel Sebastião Sebastião, Cristiane Dall' Cortivo Lebler, Dennis da Silva Castanheira, Leonor Werneck dos Santos, Sónia Valente Rodrigues
 
n. 26 (2022): DOSSIÊ 26 - ENSINO DE PORTUGUÊS: DA LÍNGUA MATERNA À LÍNGUA NÃO MATERNA / PORTUGUESE TEACHING: FROM MOTHER LANGUAGE TO NON-MOTHER LANGUAGE ORALIDADE E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NO BRASIL E EM PORTUGAL: BREVE PANORAMA / Orality and mother language teaching in Brazil and Portugal: brief overview Resumo  PDF
Dennis Castanheira, Isabel Sebastião
 
n. 23 (2021): DOSSIÊ 23: CRENÇAS, EMOÇÕES E IDENTIDADES: ASPECTOS FLUIDOS E FRAGMENTADOS NO ENSINO DE LÍNGUAS / BELIEFS, EMOTIONS AND IDENTITIES: FLUID AND FRAGMENTED ASPECTS IN LANGUAGE TEACHING A ESCRITA NAS CRENÇAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO / The writing of beliefs the Portuguese teacher’s in formation Resumo  PDF
Soraia da Silva Sousa
 
n. 6 (2015): JANEIRO - JUNHO SURDOS NA UNIVERSIDADE: QUESTÕES DE LETRAMENTOS, CULTURA E IDENTIDADE Resumo  PDF
Danielle Cristina Mendes PEREIRA, Valéria Campos MUNIZ
 
n. 7 (2015): JULHO-DEZEMBRO O USO DO PROTÓTIPO DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Resumo  PDF
Nelma Teixeira da SILVA, Ester Maria Figueiredo SOUZA
 
n. 13 (2018): PRÁTICAS DE LINGUAGEM E ENSINO: LÍNGUAS, LITERATURAS E OUTROS CAMPOS DO SABER O TEXTO AUTOBIOGRÁFICO EM SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL / The autobiographical text in the middle school classroom Resumo  PDF
Flávia Cavalcante Rocha, Aurea Suely Zavam
 
n. 10 (2017): LITERATURA, LINGUAGEM, ENSINO ENSINO DAS LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO ESTRATÉGIAS DE LEITURA / Teaching Portuguese literature as reading strategies Resumo  PDF
Norma Sueli Rosa Lima
 
n. 20 (2021): DIÁLOGOS PANDÊMICOS NO ENSINO, NA PESQUISA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS E LITERATURAS LETRAMENTOS EM TERRA BRASILIS: EXCLUSÕES DIGITAIS E DESIGN CRÍTICO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALÉM DA PANDEMIA / Literacies in Terra Brasilis: digital exclusions and critical design in Portuguese Language teaching beyond the pandemic Resumo  PDF
Marcia Lisbôa Costa de Oliveira
 
n. 6 (2015): JANEIRO - JUNHO MULTIMODALIDADE E LEITURA CRÍTICA: NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Resumo  PDF
Marcos NONATO DE OLIVEIRA
 
n. 3 (2013): JULHO-DEZEMBRO A ATIVIDADE DO TUTOR DE EAD: UMA ANÁLISE DE SEU AGIR EDUCACIONAL Resumo  PDF
ANNIE ROSE DOS SANTOS
 
n. 25 (2022): Dossiê 25 - LÍNGUAS DE SINAIS: TRAVESSIAS LINGUÍSTICAS, LITERÁRIAS E ARTÍSTICAS / SIGN LANGUAGES: LINGUISTIC, LITERARY AND ARTISTIC CROSSINGS COMPREENSÃO DE LEITURA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O USO DO PADLET / Reading comprehension: a didactic proposal with the use of padlet Resumo  PDF  PDF  PDF
Janaína Nogueira, Katia Abreu
 
n. 2 (2013): Janeiro-Junho O “POLVO”: O TROCADILHO A SERVIÇO DA CRÍTICA EM CAPAS DA REVISTA VEJA Resumo  PDF
Ilana da Silva Rebello VIEGAS
 
1 a 24 de 24 itens

Dicas para pesquisa:

  • O sistema de busca não diferencia maiúsculas ou minúsculas
  • Termos irrelevantes são ignorados pelo sistema de busca
  • São recuperados por padrão apenas artigos contendo todos os termos de busca (ex.: AND é implícito)
  • Combine múltiplos termos com OR para encontrar artigos contendo um ou outro termo; ex.: educação OR pesquisa
  • Use parênteses para criar buscas mais complexas; ex.: arquivo ((revista OR conferência) NOT teses)
  • Use aspas duplas para recuperar o termo exato; ex.: "Acesso Livre à informação"
  • Exclua termos utilizando - ou NOT; ex.: online -políticas ou online NOT políticas
  • Use * como caracter coringa; ex.: soci* moralidade recuperará documentos contendo "sociedade" ou "sociológico"