GÊNEROS E FORMAÇÃO: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES EM RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Claudia Lopes PONTARA UEL
  • Marileuza Ascencio MIQUELANTE (UNESPAR - Campus de Campo Mourão)
  • Vera Lucia Lopes CRISTOVAO (UEL/CNPq)

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2013.8662

Palavras-chave:

Gêneros textuais. Aprendizagem. Formação continuada

Resumo

Neste trabalho relatamos e discutimos como se deu o processo de produção coletiva de material didático de Língua Inglesa para o Centro de Línguas Estrangeiras Modernas do Estado do Paraná – CELEM. Tal produção foi feita por professoras da Rede Estadual de Educação, sob a orientação de professoras de duas universidades brasileiras.  Para tanto, partindo dos pressupostos teóricos sobre aprendizagem no viés vigotskiano e gêneros na perspectiva do Interacionismo sociodiscursivo,  os relatos de experiência das professoras participantes desse processo, são analisados em relação a) ao contexto; b) ao plano textual global; c) à identificação de segmentos de orientação temática (BRONCKART, 2008); e d) a discussão de um dos segmentos identificados. Nosso objetivo é discutir representações construídas pelas professoras participantes em relação ao segmento de orientação temática aprendizagem (conhecimento prévio  e  conhecimento adquirido).  Assim, este estudo se justifica ao possibilitar o (re)pensar e/ou (re)discutir a formação continuada de professores, com base em gêneros, evidenciando a dimensão da aprendizagem.

Biografia do Autor

Claudia Lopes PONTARA, UEL

Possui graduação em Letras Anglo- Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1990). Especialista em Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Atua na Educação Pública do Estado do Paraná, com a disciplina de Língua Inglesa. Já atuou no Núcleo Regional de Educação de Apucarana como responsável pelas pastas de Língua Estrangeira Moderna e CELEM. Já atuou no Ensino Superior, como professora de Prática de Ensino e de Língua Portuguesa. Já respondeu por Coordenação de Curso de Letras, por Coordenação de Processos de Vestibular, além de atuar como Direção Acadêmica em Instituições de Ensino Superior.Atualmente, cursa o Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. É membro do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação, coordenado pela Professora Vera Lucia Lopes Cristovão.


Marileuza Ascencio MIQUELANTE, (UNESPAR - Campus de Campo Mourão)

 

Graduada em LETRAS pela Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão (1990) e mestre em Linguística Aplicada na área de Ensino-Aprendizagem de Segunda Língua e Língua Estrangeira pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atuo no Ensino Superior na UNESPAR/FECILCAM desde agosto de 2013, lecionando Língua Inglesa. Sou coordenadora do PIBID. Fui professora da Educação Básica por mais de 20 anos. É membro do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação, coordenado pela Professora Doutora Vera Lúcia Lopes Cristovão.

 

 

Vera Lucia Lopes CRISTOVAO, (UEL/CNPq)

Professora associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL), membro do Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEL) e líder do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (desde 2002). Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (1988), mestrado (1996) e doutorado (2002) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação da PUC-SP. Recebeu bolsa-sanduíche CAPES para realização de parte de sua pesquisa de doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra em 1999/2000. Tem estágio de Pós-Doutorado (2007-2008) no Programa de Pós-Graduação da PUC-SP e do PPG em Estudos Linguísticos da UFMG em 2012. Teve bolsa da CAPES/FULBRIGHT como professora pesquisadora na Universidade da Califórnia, campus de Santa Barbara, de outubro a dezembro de 2012. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros textuais, educação inicial e continuada de professores de línguas, ensino de língua estrangeira e estudos de produção textual. Foi bolsista de Produtividade em Pesquisa pela Fundação Araucária de 2008 a fevereiro de 2013. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde março de 2013. 

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

PONTARA, C. L., MIQUELANTE, M. A., & CRISTOVAO, V. L. L. (2013). GÊNEROS E FORMAÇÃO: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES EM RELATOS DE EXPERIÊNCIA. Pensares Em Revista, (3). https://doi.org/10.12957/pr.2013.8662

Edição

Seção

Artigos