REFLEXÕES SOBRE DUAS EXPERIÊNCIAS DE INTEGRAÇÃO DAS TDIC AO CURRÍCULO ESCOLAR

Autores

  • Cristiane A. Neri Fidelix Pontifícia Universidade Católica – SP
  • Susana Ester Kruger-Dissenha PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2013.8660

Palavras-chave:

TDIC, Livros Digitais, Fotonovelas, Narrativas Digitais

Resumo

Este artigo apresenta duas experiências de integração das TDIC ao currículo escolar na construção de diferentes tipos de narrativas digitais. A primeira relata uma oficina sobre criação de livros digitais, para professores do Ensino Fundamental I, bem como o trabalho posterior feito pelos professores com seus alunos envolvendo português e literatura infantil. A segunda relata um projeto de ensino na disciplina de Tecnologia Educacional para alunos de curso de pedagogia onde foi desenvolvida uma Fotonovela – construção de narrativas digitais, a partir dos princípios da Educomunicação. Por meio das experiências aqui descritas, refletimos sobre algumas razões que, em nosso entender, fundamentam e justificam a integração das TDIC em contexto escolar, propiciando a utilização, integração e potencialização das TDIC para contribuírem efetivamente na busca da qualidade educativa das atividades pedagógicas.

Biografia do Autor

Cristiane A. Neri Fidelix, Pontifícia Universidade Católica – SP

Mestranda em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica – SP

Susana Ester Kruger-Dissenha, PUC-SP

Pós-doutoranda em Educação: Currículo na PUC-SP.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

Fidelix, C. A. N., & Kruger-Dissenha, S. E. (2013). REFLEXÕES SOBRE DUAS EXPERIÊNCIAS DE INTEGRAÇÃO DAS TDIC AO CURRÍCULO ESCOLAR. Pensares Em Revista, (3). https://doi.org/10.12957/pr.2013.8660

Edição

Seção

Artigos