CONFIGURAÇÃO CONTEXTUAL E ESTRUTURA POTENCIAL DO GÊNERO DISCURSIVO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENTRELAÇANDO ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Miliane Moreira Cardoso Vieira Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Vilma Nunes da Silva Fonseca Universidade Federal do Tocantins (TO)

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2013.8659

Palavras-chave:

Configuração Contextual. Estrutura Potencial do Gênero. LSF. Relatórios. Estágio.

Resumo

O propósito deste artigo é analisar relatórios de Estágio Supervisionado de Licenciatura em Letras (Português/Inglês), nomeados neste trabalho de RES. Nos relatórios analisados focalizaremos a Configuração Contextual (CC) e a Estrutura Potencial do Gênero (EPG), vistos em Halliday e Hasan (1989). Junto com este intuito abordaremos a questão da prática escrita do professor em formação inicial. Iniciamos o artigo discutindo a teoria sociossemiótica da linguagem de Halliday, as concepções de texto na Linguística sistêmico Funcional (LSF), passamos ao estudo de gênero, registro e metafunções na LSF, correlacionamos gênero e registro à configuração contextual e estrutura potencial do gênero e concluímos apresentando as análises e algumas reflexões referentes à pesquisa em questão.

Biografia do Autor

Miliane Moreira Cardoso Vieira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui Graduação em Letras/Português/Inglês pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FFP/UERJ (1999), Pós-graduação em Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2001) e Mestrado em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2008), com o tema da dissertação em correção de erros em Língua Inglesa. Trabalhou como professora substituta na Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Unidade Universitária de Morrinhos, onde lecionou no curso de Letras como professora de Língua Inglesa (2007 - 2012). Atualmente trabalha na UFT de Araguaína, como professora Efetiva Assistente. Está cursando doutorado de Línguas, Linguagens e Literatura na UFT. Sua ênfase em pesquisa se concentra na área de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa em contextos de sala de aula, atuando nos seguintes temas: Aquisição de Segunda Língua, Metodologias e Correção de erros, e formação e profissionalização do professor de Língua (Língua Inglesa). Atualmente tem interesse em desenvolver pesquisas que envolvam a LSF aplicada ao ensino de escrita de relatórios reflxivos de estágio supervisionado em língua inglesa.

Vilma Nunes da Silva Fonseca, Universidade Federal do Tocantins (TO)

Cursou graduação em Letras Licenciatura Plena Português/Inglês (1999), Especialização em Literatura Luso-Brasileira (2002) e Mestrado em Estudos da Linguagem (2005), pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins (Doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura). Docente da Licenciatura em Letras/UFT, Câmpus Universitário de Araguaína Tocantins e membro do Grupo de Pesquisa "Práticas de Linguagens em Estágios Supervisionados" PLES (UFT/CNPq). Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Língua Portuguesa e Literatura, formação de professores e investigações linguísticas e literárias. Atualmente, desenvolve pesquisa acerca da representação discursiva do professor da Educação Básica, utilizando a Análise Crítica do Discurso e a abordagem teórico-metodológica da Linguística Sistêmico-Funcional.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

Cardoso Vieira, M. M., & Fonseca, V. N. da S. (2013). CONFIGURAÇÃO CONTEXTUAL E ESTRUTURA POTENCIAL DO GÊNERO DISCURSIVO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENTRELAÇANDO ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Pensares Em Revista, (3). https://doi.org/10.12957/pr.2013.8659

Edição

Seção

Artigos