PRÁTICAS DISCURSIVAS NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2013.8647Palavras-chave:
formação continuada do professor, competência, práticas discursivasResumo
Este trabalho analisa os rumos da carreira profissional docente no viés da formação continuada e suas consequências na construção de saberes, práticas pedagógicas e construção de sentidos atribuídos ao professor e como isso implica na construção da identidade docente. Uma das preocupações das políticas de formação continuada do professor é avaliar suas competências, pois são consideradas enquanto dimensões de trabalho que subsidiam a prática profissional docente. Neste estudo, utilizou-se o aporte teórico da Análise do Discurso que desvela as marcas discursivas e ideológicas que envolvem o campo da formação docente. Desse modo, conclui-se que o sentido de competência e certificação que hoje vigora no mercado de trabalho atribuem tendências e implicações ideológicas diretamente impressas sobre o modo como são construídos os papéis e funções sociais da atividade profissional do professor. Dessa maneira, a visão discursiva da competência encontra-se permeada por adventos que monopolizam a prática pedagógica do professor que é vista apenas como uma função a ser realizada com aptidão.
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