PRÁTICAS DISCURSIVAS NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Autores

  • IRAMAIA DA SILVA SANTOS Universidade Estadual da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2013.8647

Palavras-chave:

formação continuada do professor, competência, práticas discursivas

Resumo

Este trabalho analisa os rumos da carreira profissional docente no viés da formação continuada e suas consequências na construção de saberes, práticas pedagógicas e construção de sentidos atribuídos ao professor e como isso implica na construção da identidade docente. Uma das preocupações das políticas de formação continuada do professor é avaliar suas competências, pois são consideradas enquanto dimensões de trabalho que subsidiam a prática profissional docente.  Neste estudo, utilizou-se o aporte teórico da Análise do Discurso que desvela as marcas discursivas e ideológicas que envolvem o campo da formação docente. Desse modo, conclui-se que o sentido de competência e certificação que hoje vigora no mercado de trabalho atribuem tendências e implicações ideológicas diretamente impressas sobre o modo como são construídos os papéis e funções sociais da atividade profissional do professor. Dessa maneira, a visão discursiva da competência encontra-se permeada por adventos que monopolizam a prática pedagógica do professor que é vista apenas como uma função a ser realizada com aptidão.

Biografia do Autor

IRAMAIA DA SILVA SANTOS, Universidade Estadual da Bahia

Discente do Programa de Pós-graduação em Críitica Cultural, Departamento de Educação, UNEB-Campus II. Bolista na modalidade de mestrado pela FAPESB.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

SANTOS, I. D. S. (2013). PRÁTICAS DISCURSIVAS NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. Pensares Em Revista, (3). https://doi.org/10.12957/pr.2013.8647

Edição

Seção

Artigos