POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DE UM TRABALHO COM NARRATIVAS DE VIDA PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO-TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE

Autores

  • Ana Paula Marques Beato-Canato UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2013.8514

Palavras-chave:

narrativas de vida, desenvolvimento pessoal e profissional, ensino médio-técnico profissionalizante, língua estrangeira para fins específicos

Resumo

Atualmente, o ensino-aprendizagem de línguas para fins específicos tem sido focado em gêneros textuais e temas avaliados como relevantes para o meio profissional e/ou acadêmico no qual os estudantes possivelmente atuarão (RAMOS, 2004; BEATO-CANATO, 2011). Todavia, no ensino de nível médio-técnico profissionalizante, a disciplina engloba objetivos mais amplos referentes ao desenvolvimento dos aprendizes como cidadãos. O objetivo deste texto é relatar um trabalho realizado que buscou abranger a formação profissional e pessoal de adolescentes, ao contemplar documentários sobre o tema da unidade – A história da Química -, biografias de cientistas famosos, narrativas de vida, entrevistas com docentes e funcionários e produção de vídeos. É possível dizer que os resultados superaram as expectativas e permitiram o desenvolvimento individual e coletivo pessoal e profissional dos participantes.

Biografia do Autor

Ana Paula Marques Beato-Canato, UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Professora do Programa Interdisicplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Professora de Língua Inglesa do Departamento de Anglo-Germânicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

Beato-Canato, A. P. M. (2013). POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DE UM TRABALHO COM NARRATIVAS DE VIDA PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO-TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE. Pensares Em Revista, (3). https://doi.org/10.12957/pr.2013.8514

Edição

Seção

Artigos